Com preços em ascensão, acima da inflação para o segmento, marcas ampliam as novidades para o público considerado coadjuvante.

Diferentemente das roupas femininas que encerraram o 1º trimestre de 2025 em deflação, as roupas masculinas encareceram 0,82% no mesmo período. A taxa é muito superior à inflação acumulada de roupas no trimestre, com alta de 0,18%, medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Diante da oportunidade de acelerar reajustes, a moda masculina em alta atrai investimentos de marcas brasileiras, incentivadas também pela mudança de comportamento de consumo dos homens brasileiros.
Depois de 21 anos e 33 edições, a moda masculina estreia no Minas Trend, realizado no início de abril. Conforme a organização, a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), praticidade e conforto representaram a base do showroom das coleções de primavera/verão 2026 voltadas aos homens no evento.
MARCAS DE DIVINÓPOLIS
A maioria das marcas de moda masculina que participaram do Minas Trend é de Divinópolis, polo de confecções de Minas Gerais, que produz cerca de 600 mil peças por mês só de camisas para homens, como informa o Sinvesd (Sindicato da Indústria do Vestuário) de Divinópolis. Participaram marcas como a V3, a IS, a MX 72, a San Loren e a Zak.
Com três lojas em Divinópolis e uma em Goiânia (GO), a San Loren apresentou coleção com modelos de camisas, calças e bermudas, incluindo linha plus size com tamanhos até o G4. “Os homens estão pensando de forma parecida com as mulheres. Não querem repetir roupa não”, avaliou Priscila Cândido Nogueira, proprietária da marca em comunicado de imprensa do Minas Trend.
Outra estreante do evento, a V3 tem 19 anos no mercado, sendo 10 deles com moda masculina. A MX 72 é especializada em camisas, enquanto a Zak que nasceu em 1969 atua com três linhas principais: Day, Denim e Tailor Tech.
“O Minas Trend entende que a inclusão da moda masculina na edição primavera-verão 2026 é um avanço estratégico e uma resposta à crescente demanda do mercado”, resume o comunicado à imprensa sobre o novo segmento.
DESTAQUE NO SPFW
A marca de moda masculina Piet, de Pedro Andrade, encerrou o SPFW N59 com desfile aberto ao público realizado no estádio do Pacaembu, com trilha sonora assinada por Marcelo D2. Depois de um hiato de quatro anos no evento, o desfile de volta reuniu 4 mil pessoas para ver a coleção inspirada no mundo do futebol, informa comunicado da marca.
Fundada em 2012, a Piet desenvolve uma moda masculina sob um olhar urbano e cheio de colaborações. Já fez parceria com Oakley, Puma, Levi’s, Peugeot, Heineken e KidSuper, de Colm Dillane, que colaborou com a Louis Vuitton.
NOVA MARCA
Desde o final do ano passado, a Momentus Fashion Company colocou no mercado a marca de moda masculina Invicci. Na segunda coleção, incluiu a linha fitness, com destaque para camisetas dry fit, bermudas com elastano, joggers funcionais e jaquetas esportivas.
Na coleção principal, de inverno, a Invicci segue explorando o algodão Pima com camisetas em três modelagens (slim, regular e comfort). Para as duas coleções, as campanhas foram fotografadas na Itália.
A Momentum fica em Brusque, cidade de Santa Catarina aonde mantém parque industrial com capacidade para 12 milhões de peças por ano, informa a empresa. Além da Invicci, controla outras três marcas, incluindo o licenciamento para o Brasil da Mormaii.
NOVAS FRANQUIAS DA ARAMIS
Como parte do plano de expansão, a Aramis Inc prevê a abertura de mais 15 franquias ao longo de 2025. Atualmente, são 75 unidades franqueadas, informa a empresa que controla as marcas Aramis e Urban. A intenção da empresa é faturar o primeiro R$1 bilhão em 2026, praticamente o dobro da receita registrada em 2023, de R$573 mil.
Em 2024, a empresa com sede na capital paulista reporta crescimento de 20% na receita, elevando o faturamento para perto de R$700 mil.
MODA AGRO NA TXC
Nascida no Pará em 2015, a TXC avançou na direção da moda agro. A coleção de primavera 2026 foi batizada de Rustic Songs, dividida em três linhas – Western, Classic e Modern. Não é essencialmente uma marca de moda masculina. Das 520 referências da coleção, 320 são dedicadas aos homens e 200 para a linha feminina.
“A autenticidade, o conforto e a conexão com as raízes do campo estão no nosso DNA. Com ‘Rustic Songs’, buscamos não somente criar roupas, mas contar histórias que ressoam com a alma do homem do interior, seja ele do Brasil ou de qualquer parte do mundo”, declara Rubens Inácio, fundador e CEO da TXC, em comunicado à imprensa.
De acordo com o informe, a TXC faturou R$153,5 milhões em 2024, considerado um recorde para esses 10 anos de mercado. Sobre 2023, corresponde a crescimento de 30%.
Atualmente, a TXC conta com 56 lojas físicas em todo o Brasil. O braço de atacado atua em torno de mil pontos de venda multimarcas. Tem planos de até o final de 2025 de expandir o para 100 lojas franqueadas e 3 mil pontos de venda.
EXPANSÃO DA SKYLER
Maior franquia de moda masculina da região nordeste do Brasil, a Skyler faturou em 2024 em torno de R$70 milhões, crescendo pelas vendas de varejo no modelo de franquias. São 65 unidades, a primeira em São Paulo foi aberta no ano passado no Shopping Ibirapuera.
Mas a estratégia de expansão mira cidades do interior e regiões ligadas ao agronegócio. Conforme a empresa, lojas localizadas fora dos grandes centros têm apresentado desempenho positivo. O modelo de conversão de lojas multimarcas em franquias Skyler também tem sido uma alternativa recorrente de crescimento.
Com 28 anos de mercado, a Skyler lança duas grandes coleções por ano, desenvolvendo cerca de 400 produtos para cada temporada. No 1º trimestre de 2025, a empresa investiu na implantação de um sistema RFID, que permite entre outros controles fazer a rastreabilidade completa dos produtos, a gestão precisa de estoque e otimização dos processos logísticos.
Em abril, lançou a coleção de outono/inverno 2025 sob o conceito de quiet luxury, adotando cartela de cores que passa por tons de azul claro, verde musgo, marrom, nude, vinho e ocre.
foto: divulgação (nova campanha da Invicci)