Junto com o irmão Mendel e a família Rabinovich, ele criou um dos maiores grupos têxteis do país e manteve participação em grandes empresas, como a CSN
Na noite de sexta-feira, 13, morreu em São Paulo (SP), aos 80 anos, Eliezer Steinbruch, um dos fundadores da Vicunha Têxtil, em sociedade com o irmão Mendel e a família Rabinovich.
A trajetória dos dois irmãos no mundo dos negócios sempre foi próxima. Depois de algumas tentativas anteriores de investirem no próprio negócio, os irmãos compraram uma pequena tecelagem em São Roque, a Têxtil Elizabeth na década de 40. A partir de então, os dois foram ampliando os negócios até a construção de um grupo que hoje engloba a Vicunha Têxtil, a CSN, o Banco Fibra, a Malhas Elizabeth, entre outras empresas.
A parceria com a família Rabinovich começou em 1965 com a criação da Brasilbel, especializada em fibras sintéticas, evoluiu com a compra da Lanifício Varam, rebatizada de Vicunha, e inúmeras outras aquisições como a da Hering Têxtil Nordeste. O fim da parceria foi em 2005, quando os Steinbruch compraram a participação dos Rabinovich no grupo Vicunha.