A lavanderia do Ceará aplicou os recursos na construção de um novo galpão e na compra de maquinário, com a intenção de em 2011 começar a produzir malha
A partir deste mês de janeiro, a lavanderia cearense New Lave passa a prestar serviços de tinturaria em malha, esperando atingir produção de até 1,5 tonelada por mês até o fim do primeiro semestre. Com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, a lavanderia montou um galpão paralelo à sede e adquiriu o maquinário necessário para executar os processos, que serão realizados por cerca de 30 funcionários que a empresa contratou para a área.
“Usaremos 2010 para iniciar os processos de tingimento de malha e checar os resultados, sendo que em 2011 a lavanderia deverá começar a produzir malha”, conta Gleyson Farias Mesquita, sócio-proprietário da New Lave. De acordo com o executivo, o equipamento da área de tinturaria inclui três máquinas de tingimento HT (High Temperature) de 350 quilogramas cada uma, uma caldeira, uma secadora e uma calandra, entre outros itens.
Com produção média de 200 mil peças mensais em jeans, a lavanderia presta serviços de processos diferenciados, e de corrosão, além dos manuais, como lixados. Localizada em Fortaleza (CE), a lavanderia conta com 120 funcionários e cerca de 85 clientes em sua carteira. Segundo o proprietário da empresa, não foram feitos investimentos referentes aos trabalhos em jeans no último ano, tendo em vista que em 2006 foi construída uma nova sede, onde são feitos o tratamento de efluentes e o reúso de até 60% da água utilizada nos processos.
Já habituados com os processos de lavanderia no jeans pelos trabalhos feitos na lavanderia da confecção do pai, os irmãos Gleyson e Gerardo, proprietários da New Lave, abriram a beneficiadora em 1996. O tingimento em malha representa uma nova frente de trabalho, que não deverá afetar o volume processado em jeans, que o executivo planeja manter no nível atual.
foto: GBLjeans