Ao comemorar dez anos, o Anuário GBLjeans recebe nova roupagem que embala o mais completo balanço da década de avanços do mercado já realizado no país.
Mais que um guia de fornecedores, com dados atualizados de empresas de quatro grandes segmentos do jeans no Brasil (lavanderias, fabricantes de denim e sarja, produtos químicos e aviamentos), o Anuário GBLjeans consolidou-se como uma referência para consultar e entender as importantes transformações pelas quais o mercado atravessa. Aos dez anos, completados com a edição de 2014 que chega em agosto, a publicação incorpora nova roupagem, que reflete a força das mudanças operadas nesta década de muitos avanços para a indústria do jeans no Brasil.
De 2004 a 2013, o Brasil firmou-se como um dos maiores mercados de jeans do mundo, tanto em produção de tecido quanto em número de peças confeccionadas. O consumo de calças por habitante praticamente triplicou nesse período, como mostra a pesquisa especialmente realizada para a edição de aniversário, com números inéditos e que podem servir para pautar os novos investimentos no Brasil. Esse crescimento refletiu na produção de peças, confeccionadas com denim e sarja nacionais, cujo volume duplicou, entre calças, camisas, shorts, bermudas, vestidos, saias.
A densa reportagem de capa mostra que, sustentada por fortes investimentos em modernização, a indústria nacional do jeans modificou construções, promoveu misturas e garantiu melhorias e beneficiamentos em produtos na última década, colocando o Brasil como um dos principais players do mundo na área de denim. E o mundo da moda local que sempre torceu o nariz para o segmento, agora se esforça em paparicar o mercado, aos tropeções, revelando a falta de intimidade com a punjante cadeia do jeans.
O novo visual do Anuário GBLjeans contempla as mudanças. Moderna, a capa absorve a história em composição criativa que ficou a cargo de Maurício Lobo, consultor de moda e gestor de marcas brasileiro que tem acompanhado o GBLjeans desde o início. “O conceito é de uma linha do tempo totalmente influenciada pelo streetwear, a pura arte das ruas (São Paulo, Londres, New York), nas quais o jeans está inserido como uniforme cotidiano. E, onde surgiu uma nova estética nos últimos anos, a arte do caos, que transformou ruas e guetos urbanos em estudo de comportamento e atitude”, descreve ele.
Os ícones coloridos, que sempre marcaram os guias, ganharam versão atualizada, assim como todo layout mudou, com alteração de fontes, espaços melhor aproveitados de acordo com as tendências do design gráfico para publicações jornalísticas. “Além de uma importante ferramenta de consulta de fornecedores já consolidada, o Anuário GBLjeans avança para tornar-se também referência em indicadores de mercado”, aponta Sérgio Franco, diretor comercial e publisher do GBLjeans.
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