Aos 58 anos, a Lavanderia Holandesa se orgulha do modelo que adotou e ao qual credita a fidelidade dos clientes
Uma das mais antigas lavanderias industriais de São Paulo, a Lavanderia Holandesa da família van Tol, combina uma estrutura enxuta com atendimento personalizado e ruma aos 60 anos com perspectivas de aumentar em 40% o volume de peças processadas até o final de 2006.
A história da lavanderia começa em 1948. Até 1984, a empresa se dedicava a higienizar roupas de cama, mesa e banho de hotéis e restaurantes. A partir dos anos 80, a lavanderia passa a trabalhar somente com beneficiamento de jeans e sarjas. O primeiro cliente foi a Levi´s. A ascensão no mercado foi rápida e, em 1991, a empresa chegou a contar com 90 funcionários. Contudo, uma reestruturação foi feita e o quadro de trabalhadores caiu para 18, número que se mantém até hoje.
Silvia Regina van Tol, diretora comercial e de desenvolvimento da lavanderia, acredita que a estrutura enxuta é a chave para a solidez da lavanderia. “Nosso diferencial é o atendimento altamente personalizado, praticamente exclusivo”, conta.
A tática da empresária é a criação constante. “Não temos mostruários. Desenvolvemos as lavagens depois de conversar com a confecção. Nunca mostramos a lavagem solicitada por uma confecção para outro cliente”, faz questão de ressaltar. Os cuidados com o atendimento incluem um modelo pelo qual todo o processo de produção é agendado para não haver atrasos. A retirada e a entrega é feita por dois veículos utilitários que pertencem à lavanderia.
A estrutura pequena, segundo Silvia, é eficiente porque os funcionários estão há muitos anos na empresa e recebem constante qualificação profissional por meio de cursos no Senai, no Senac e em outras instituições.
Atualmente, a lavanderia funciona em Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. Trabalha com denim, PT e malha, com uma produção bem dividida entre os dois primeiros num total de 15 mil peças por mês. Entre os processos mais realizados estão retro dye para sarjas; corrosão, puído e lixado para jeans. As tendências em lavagens chegam por meio de um bureau de estilo e de revistas especializadas. Contudo, Silvia mantém sigilo quanto a inovações desenvolvidas internamente conforme a solicitação dos clientes.
Em dois anos, a Holandesa completará 60 anos de fundação e a concorrência acirrada não chega assustar a tradicional lavanderia. “Confio muito na estrutura da empresa. Os clientes confiam no nosso trabalho e, por isso, são fiéis”.
Entre as confecções que a lavanderia atende estão Daslu, Side Walk, Timberland, Les Lis Blanc.