Com a substituição de importação, empresa registra aumento na operação de PL, principalmente, para marcas com rede de lojas de varejo.
Com a situação econômica brasileira enfrentando dificuldades em 2015, caiu a produção da Polsar, empresa que controla a Gup’s, sua marca própria, e a operação de PL (private label). Mas, o mercado reagiu no início de 2016 e a empresa registra aumento de 20% no volume produzido, estimulado basicamente pelos clientes que buscam produção local, fugindo do mercado de importados devido ao aumento do dólar frente ao real.
“Agora estamos voltando ao ritmo normal. Tenho muitos clientes de PL, de marcas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, do Distrito Federal”, conta Jack Hazan, que fundou a Polsar em 1972, sempre especializada em roupa feminina. Os clientes de PL são, em geral, marcas com forte atuação de varejo e poucos magazines. A empresa produz peças em denim, sarja e malha, para as duas operações, marca própria e PL, em fábrica na capital paulista, no bairro de Campos Elíseos, onde faz modelagem, corta e tem o acabamento. Tanto a lavanderia quanto a parte de costura são etapas industriais feitas fora.
O volume de produção atual gira em torno de 100 mil peças por mês, bem equilibrada entre as duas operações. Segundo Hazan, a expectativa é boa para 2016, de continuar a crescer. O aumento refletiu a produção de parte das coleções do inverno. “Os clientes vão começar a fazer o verão agora e devem aumentar os pedidos”, avalia o empresário.
VERÃO 2017 da GUP’S
Também o verão 2017 da Gup’s está em produção, para chegar às duas lojas de pronta entrega (uma no Bom Retiro e outra no Mega Polo Moda), entre junho e julho, além de 20 escritórios de representação comercial da marca e do showroom da fábrica que também recebe pedidos. Para Hazan, as vendas da marca estão boas “dentro do possível”. A nova coleção encontra muito jeans desfiado, lavagens claras, malha estampada, shorts diferenciados e bastante sarja colorida, explica ele.
São lançadas duas coleções por ano para a Gup’s, e no intervalo entre elas são liberados complementos. Em média, são criados de quatro a cinco modelos por dia, para atender cerca de 7 mil multimarcas cadastradas.