Com quase um ano e meio de implantação gradativa, marca capixaba atingiu em torno de 40% de peças que usam pouca água na lavanderia na coleção atual.
Na próxima semana, a capixaba Ravely lança a coleção de inverno explorando algumas novidades. Em um processo de um ano e meio de implantação gradativa, a empresa atingiu no início de 2015 40% da linha masculina com peças ‘no washed’, pelo qual se usa quantidade mínima de água para os efeitos de lavanderia; e entre 20% e 25% na linha feminina. O visual é quase rústico, praticamente mantendo a cor original do denim. Ainda no inverno, estendeu a oferta de modelos produzidos com o denim malha, em relação ao que lançara no verão, e acrescentou estamparia digital também ao tecido com cara de moletom.
Segundo Lelo Souza, coordenador de estilo da Ravely, a empresa iniciou as pesquisas para lançar a linha ‘no washed’ em 2013. Com lavanderia própria, ao lado da fábrica em Colatina, no Espírito Santo, a marca fez mudanças inclusive de modelagem para poder trabalhar com pouca água, uma vez que o nível de encolhimento muda. Nessa linha usa puídos, lixados manuais ou feitos no laser, aplica cloro ou permaganato que são descarregados em máquina de lavar. “São dois tombos para a direita e dois tombos para a esquerda com água apenas para dispensar os produtos. Usamos 10% da quantidade empregada em processos tradicionais”, destaca. Além de economizar com energia, o processo também é mais rápido, acrescenta.
Ele reconhece que para a Ravely, que tem lavanderia dedicada e não processa mais peças de outras marcas, a adoção do ‘no washed’ é mais fácil do que para lavanderias que prestam serviço. Mas, ele diz que cada vez mais essa linha tem aumentado participação, encontrando aceitação por parte do consumidor final. “A tendência é de aceitação crescente nos próximos dois anos”, avalia o coordenador.
Com duas marcas – Ravely e Nimbus, a lavanderia da empresa processa em torno de 50 mil peças por mês, diz Lelo. Com coleções para homens e mulheres, a Ravely é a marca mais antiga e trabalha com pronta entrega e oito representantes que atendem o norte e nordeste do país. A Nimbus é de jeans feminino, com grande ênfase em tamanhos grandes, e só comercializa as coleções por pronta entrega.
Ao todo, são quatro lojas para atender o atacado – duas de cada marca. Dois pontos ficam em Colatina e outros dois em Cianorte, no Paraná. Por isso, quinta-feira da semana que vem, 5 de março, as coleções serão lançadas na cidade de origem, e no final do mês, em 22 de março, será a vez do pólo de jeans paranaense.
Estampa digital no denim malha
O inverno da Ravely contará com três entradas, lançadas em intervalos de 45 dias, em geral contendo em torno de 90 modelos cada uma. A marca usou o denim com cara de moletom no verão e por causa da boa aceitação decidiu ampliar a oferta. “De 30% a 35% da coleção usarão denim malha, em diferentes tecidos”, destaca Lelo. Serão calças, shorts, bermudas e paletós, para homens e mulheres.
Outra novidade, diz, é o denim malha PT sobre o qual foram aplicadas estampas digitais. Para o inverno, a experiência fica restrita à coleção feminina. Mas, a equipe de estilo já começa a testar estampas voltadas ao universo masculino, a serem lançadas no verão 2016. Recorrente nas coleções da marca, a mistura de materiais no inverno vai combinar o tule malha, leve e de toque macio, com denim ou sarja, em saias longas, adianta o coordenador.
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