Depois de reestruturação societária, com fechamento de capital na Espanha, empresa retorna a sede para o Brasil e anuncia nova fase.
Após profundas alterações societárias, a Tavex muda de nome e volta a ser Santista. A parte de roupas profissionais já retomara a marca desde outubro, acrescentando Work Solution à assinatura. A partir de maio, com o lançamento da coleção do inverno 2016, a unidade de moda, assume como Santista Jeanswear. É um retorno às origens, inclusive com o regresso da matriz da empresa, que estava na Espanha, para o Brasil.
“Um novo momento chega e os desafios de hoje nos fazem pensar em como ser melhor, evoluir sempre. Dia a dia nossa empresa se renova e hoje reinventamos nossa identidade, nosso DNA. Hoje a nossa matéria-prima se transforma. Uma nova Santista está chegando. É evolução em movimiento”, declara em nota ao mercado Gilberto Stocche, que assume como diretor geral da Santista Jeanswear. A companhia não forneceu outros detalhes dessa nova fase.
Em 2008, dois anos depois de comprar a espanhola Tavex Algodonera, a Santista abandonou a marca tradicional e adotou nova razão social, por considerar que dessa forma teria mais trânsito no mercado internacional, e levou a sede para a Espanha onde mantinha as ações negociadas nas Bolsas de Valores de Madri, Bilbao e Valência. Como parte das mudanças iniciadas em meados do ano passado, fechou o capital, processo concluído no início deste ano.
Ao mesmo tempo, alterou a estrutura societária. Controlada pela Camargo Corrêa, em sociedade com a Alpargatas, mas com participação de minoritários no capital, a Tavex passou a pertencer integralmente à A.Y.U.S.P.E. Empreendimentos, holding criada entre os sócios majoritários, com a Camargo Correa detendo 63% do capital e a Alpargatas 37%. Ao final de fevereiro, a Alpargatas deixou o negócio, vendendo toda sua participação para a empresa parceira por R$ 15,57 milhões, encerrando assim um relacionamento de 20 anos, iniciado em 1994 com a fusão entre a Santista Têxtil e a São Paulo Alpargatas.