Fabricante nacional de produtos químicos viu os negócios crescerem com clientes da Argentina e do Paraguai que estão atendendo empresas brasileiras.
A indústria química Texpal ampliou neste ano negócios com clientes da Argentina e do Paraguai, acompanhando o movimento das confecções brasileiras de São Paulo e do sul do país que, por falta de mão de obra, têm preferido fabricar na região de Assunção e Foz do Iguaçu. “Esses clientes são atendidos por meio de nossa distribuidora de Maringá, no Paraná”, afirma o sócio-diretor da Texpal, Norberto Canelada Campos.
Segundo o executivo, o mercado de confecções está bastante pressionado pelo aumento de custos e escassez de mão de obra. “O mercado de índigo ficou estável em 2014 mas a concorrência aumentou e a pressão por custos baixos asfixia o mercado devido à queda no consumo. O aumento de vendas das grandes redes de lojas também pressiona o atacado e as confecções”, avalia Campos. Apesar de tudo, em sua opinião, o mercado deve se estabilizar em 2015, sem crescimento mas também sem declínio nas vendas.
Entre os principais produtos da Texpal, empresa com sede em Valinhos, no interior de São Paulo, está a linha de corantes Reacron para lavanderias de denim que permite processos superficiais de tintura. O produto permite o desgaste físico do denim, mudando a coloração do tecido sem penetrar na fibra, permitindo maior criatividade nas lavagens e economizando nos enxágues. Criado pela empresa, o processo destaca-se pela economia da água empregada, além de não poluir os efluentes, por se tratar de tintura leve, ressalta Campos.
Além dessa linha de produtos, a empresa tem se concentrado na oferta de químicos que permitem acabamentos com baixo consumo de água e pouco contato manual. A Texpal trabalha em conjunto com a espanhola Jeanologia, com foco na economia de energia, aumento de produção e redução de custos. “Trabalhamos para que as lavanderias e confecções possam ser mais eficientes na cadeia têxtil”, diz Campos.