C&A inicia rastreabilidade pelo jeans

C&A inicia rastreabilidade pelo jeans CA

Primeiros três modelos foram lançados no âmbito do programa SouABR, da Abrapa.

C&A inicia rastreabilidade pelo jeans CA

Em iniciativa para conter os impactos negativos da produção de itens de moda, a C&A Brasil inicia investimento em rastreabilidade pelo jeans. São três modelos para mulheres – duas calças e uma camisa – confeccionados em denim 100% algodão. Ao lançar os modelos, a varejista afirmou que “além do algodão, temos a intenção de expandir a rastreabilidade para as coleções produzidas com viscose e poliéster mais sustentável”.

A declaração de Hussein Rodrigues, diretor comercial da C&A Brasil, consta de comunicado à imprensa sobre o lançamento. Mas não dá detalhes sobre a expansão da rastreabilidade para outras fibras têxteis, nem para outros itens além do jeans.

Conforme a varejista, o primeiro lote de jeans rastreável contempla 7,8 mil peças. O jeans rastreável está à venda em 174 lojas físicas, das 331 que a C&A opera no Brasil. Também está na oferta dos canais digitais da companhia. Porém, na loja online não é possível acessar o QR code que armazena os dados da trajetória da peça desde a fazenda que forneceu o algodão até a loja, passando pela etapas de fiação, fabricação do denim, confecção responsável pela produção, lavanderia, despacho.

Os preços do jeans com rastreabilidade estão alinhados com os demais vendidos pela varejista. No site, a camisa cropped de denim custa R$139,99; a calça skinny, R$149,99; e a calça flare, R$159,99.

C&A ADERE AO PROGRAMA SOUABR

Para o projeto que inicia em rastreabilidade, a C&A aderiu ao programa SouABR, desenvolvido pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) em projeto piloto com 10 empresas, entre as quais a Renner, a Reserva e a Vicunha. Na época a Renner também concentrou o projeto em jeans rastreável, enquanto a Reserva aplicou a tecnologia para camisetas.

Esse grupo inicial teve exclusividade no programa de 2021 até dezembro de 2022. A partir de janeiro de 2023, o programa foi aberto para outros participantes.

Para a rastreabilidade da cadeia do algodão, a Abrapa escolheu a tecnologia de blockchain, desenvolvida pela EcoTRace, empresa com experiência em acompanhar e registrar a indústria de alimentos.

No comunicado de lançamento do jeans rastreável, a Abrapa afirmou que da iniciativa com a C&A participaram 18 fazendas certificadas e 17 produtores de fibra. De fibra, a associação estima a produção de 10.200 metros de tecido e 133.695 quilos de fios.

fotos: divulgação