É a primeira peça de roupa produzida com a tecnologia de biorreciclagem ‘fiber to fiber’ da Carbios.
A marca de artigos esportivos Puma apresentou a primeira peça de roupa, uma camiseta feita inteiramente a partir de resíduos têxteis usando a tecnologia de biorreciclagem ‘fiber to fiber’ desenvolvida pela francesa Carbios. Trata-se de uma camiseta branca básica, cuja produção do tecido emprega fios obtidos da reciclagem enzimática de resíduos têxteis misturados e coloridos.
“O desejo da Puma é ter 100% do nosso poliéster vindo de resíduos têxteis. O anúncio de hoje é um marco importante para atingir isso e tornar nossa indústria mais circular”, declarou em comunicado à imprensa Anne-Laure Descours, Chief Sourcing Officer da Puma. Pela tecnologia de biorreciclagem da Carbios, o processo quebra o poliéster presente nos resíduos usando enzimas.
Ao fazer isso, a tecnologia avança para obter tecidos de poliéster de origem reciclada, substituindo a matéria-prima derivada de petróleo. Os tecidos de fios de origem reciclada se transformam novamente em matéria-prima, alimentando assim a economia circular. “A peça da Puma pode parecer uma camiseta comum, mas não se engane, a tecnologia por trás dela é extraordinária. Alcançar a reciclagem ‘fibra a fibra’ é um feito tecnológico. A Carbios não conseguiria fazer isso sozinha, então, graças à colaboração com nossos parceiros do consórcio, superamos muitos obstáculos técnicos juntos para produzir a primeira camiseta reciclada enzimaticamente do mundo, feita inteiramente de fibras biorrecicladas”, declarou no informe o CEO da Carbios, Emmanuel Ladent.
USINA DE BIORRECICLAGEM
A Carbios lidera consórcio na área têxtil do qual participam, além da Puma, o grupo PVH, On, Patagônia e Salomon. Juntas as empresas investem para que a tecnologia de despolimerização enzimática do poliéster ganhe escala industrial. Há um ano, a Carbios inaugurou sua usina de biorreciclagem têxtil em Clermont-Ferrand, cidade da França. Funciona em circuito fechado e completamente automatizado, desde a separação até a produção do fio.
foto: divulgação Puma