Capricórnio torna-se membro da BCI

Decisão coincide com anúncio de que o consumo global ultrapassou a marca histórica de 1 milhão de toneladas de better cotton

A Capricórnio Têxtil anunciou que desde fevereiro se tornou membro da BCI (Better Cotton Iniative), entidade internacional criada em 2005 para fomentar as boas práticas no cultivo de algodão. Também aderiu ao Movimento sou de Algodão, iniciativa coordenada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). Hoje a maior parte do algodão plantado no Brasil tem a chancela da BCI. Inicialmente, o fabricante nacional informou ao GBLjeans que produzirá denim com better cotton sob demanda, ou seja, a pedido do cliente.

A empresa avalia que a divulgação dessa possibilidade entre sua base de clientes estimule uma nova orientação. A expectativa é que os pedidos para denim com better cotton se intensifiquem a partir de maio. “Poupar e preservar recursos naturais deveriam ser prioridade hoje em todos os setores e como um dos principais players do segmento têxtil no Brasil, a Capricórnio tem consciência de sua responsabilidade e está planejando uma série de ações para os próximos anos”, declarou o diretor de marketing da companhia, João Bordignon, em comunicado ao mercado.

CONSUMO GLOBAL DE BETTER COTTON AUMENTOU 45%

Em 2018, o consumo mundial de algodão certificado BCI alcançou marca considerada histórica pela entidade de 1 milhão de toneladas, sustentadas pelos pedidos de 93 membros, entre varejistas e marcas. “Essa quantidade é suficiente para fabricar aproximadamente 1,5 bilhão de calças jeans”, afirmou a BCI em comunicado ao mercado, divulgado a semana passada. Segundo a entidade, o volume corresponde a aumento de 45% sobre 2017.

O projeto BCI 2020 prevê alcançar 5 milhões de produtores de algodão treinados, com o better cotton representando 30% da produção mundial da fibra daqui a dois anos. Na safra de 2017-2018, a BCI estima que o better cotton deverá corresponder a 19% da produção mundial de algodão. O relatório anual com o balanço de 2018 ainda não foi concluído.