Cedro usa 36 litros de água por quilo de tecido

Cedro usa 36 litros de água por quilo de tecido

Volume é 60% menor que a média mundial de 91 litros gastos pela indústria têxtil.

Cedro usa 36 litros de água por quilo de tecido

Como forma de valorizar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Cedro Têxtil elaborou um breve registro dos investimentos que realiza para diminuir o consumo hídrico em seus processos fabris. Conforme Euler Estanislau, gerente industrial da companhia, hoje, a Cedro usa 36 litros de água para cada quilo de tecido produzido. Volume que o executivo considera excelente uma vez que indústria têxtil utiliza, na média global, 91 litros de água para beneficiar um quilo de tecido, declara em comunicado distribuído à imprensa.

“Investimos em corantes biodegradáveis que permitem lavagens de tecido mais eficientes e, consequentemente, geram menor volume de resíduos e menos poluição. Os artigos No Wash, Splash e Splash Denim, por exemplo, são tecidos que requerem menor utilização de água em processos de lavagem pelo usuário final das peças confeccionadas. Preservar a qualidade da água é essencial para a Cedro”, afirma Estanislau na nota.

Com 150 anos, uma das mais antigas do mercado têxtil, a Cedro instalou estação de tratamento de efluentes há três décadas no parque industrial de Sete Lagoas, cidade de Minas Gerais. Desde então, o sistema foi sendo modernizado. De acordo com o gerente, a água que a Cedro usa no processo de produção dos tecidos é retirada de um poço artesiano e 40% dela retornam ao processo para reaproveitamento, de diversas formas.

MELHORIA CONTÍNUA

Para 2023, a companhia prevê aumentar o investimento em gestão hídrica, de modo a aperfeiçoar os processos que estão alinhados às metas estabelecidas pelos órgãos de certificação ambiental, como o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). “Investimos em tratamento da água e mitigação de impacto de resíduos, reciclagem de materiais, adotamos a biomassa como matriz energética e controlamos a emissão de gases poluentes na atmosfera, além de promover ações que impactam diretamente a comunidade”, acrescenta o executivo da Cedro.

O informe à imprensa menciona ainda a reserva ecológica na Serra do Cipó (MG), mantida pela Cedro Têxtil, entre as ações que adota para preservação de recursos naturais. Cita também dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, divulgado em 2021, com o alerta de aumento do uso global de água doce de 1% a cada ano, por conta do crescimento populacional.

foto: divulgação

Correção: volume empregado pela Cedro de 36 litros por quilo de tecido produzido é 60% menor que a média mundial de 91 litros gastos pela indústria têxtil. Não 40% menor como foi publicado.