Huvispan produz malha de poliamida reciclada

Huvispan produz malha de poliamida reciclada

Tinturaria atua como malharia pela primeira vez, na modalidade de serviço sob demanda com a H-Green.

Huvispan produz malha de poliamida reciclada

Para alavancar as vendas da linha H-Green, linha criada para empregar na produção fios de origem sustentável, a Huvispan Têxtil adotou nova estratégia. Pela primeira vez, a tinturaria Huvispan produz malha pronta, fornecida na modalidade de serviço sob demanda, explica Tathiana Mielmiczuk Pettenuci, gerente de marketing e qualidade da empresa. O primeiro produto da linha H-Green é a malha produzida com poliamida de origem 100% reciclada, fornecida pela Acelon Corporation, de Taiwan.

A intenção é incluir novos materiais na linha H-Green, ainda em fase de prospecção, comenta a executiva. Ela explica que a Huvispan produz a malha voltada diretamente para confecções com marca própria, especialmente do segmento fitness. Conforme Tathiana, é possível adicionar, por exemplo, elastano na composição da malha.

De forma a demonstrar o potencial da malha, a empresa desenvolveu uma cápsula com artigos de fitness que apresentou durante a Febratex 2024, feira de tecnologia têxtil realizada a semana passada em Blumenau (SC). Por conta da carga de tingimento, o pedido para malhas de poliamida reciclada é de 120 quilos, quantidade que atenderia uma confecção de médio porte.

REÚSO DE ÁGUA

A Huvispan atua com serviços de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, além de ser revendedora oficial do elastano Creora, da Hyosung, para o Brasil. Em paralelo com o lançamento da linha H-Green, há cerca de um ano, a Huvispan desenvolve projetos de sustentabilidade, observa a gerente.

Ela conta que um desses projetos avalia o reúso para fins industriais da água empregada para o banho em tingimentos de branco. A expectativa é concluir os testes até o final de 2024. Validado, o reaproveitamento de água seria primeiro aplicado na produção da linha H-Green. Para a partir de 2026, expandir para outros setores industriais, comenta Tathiana.

foto: divulgação