Já em 2025 a companhia estabeleceu alcançar 60% das peças do segmento com baixo consumo de água.
O ciclo atual, o segundo da jornada de sustentabilidade da Lojas Renner, teve início em 2022 e definiu metas a serem alcançadas até 2030, incluindo compromissos na esfera ambiental que passam por acelerar a transição para economia de baixo carbono e a redução no consumo de água da própria empresa e dos fornecedores considerados estratégicos. A meta ambiental da Renner passa sobretudo por novas exigências aos fornecedores de jeans.
Até 2025, a empresa pretende alcançar 60% das peças classificadas como de baixo consumo de água para jeans e outros produtos considerados estratégicos. Não é uma meta agressiva, pois, a empresa já avançou nesse quesito. Em 2023, a companhia atingiu 51% das peças de denim e sarja classificadas como baixo consumo de água nas etapas de confecção e acabamento. O dado foi apontado por Eduardo Ferlauto, gerente geral de sustentabilidade da Renner, durante palestra na Febratex 2024, feira de tecnologia realizada a semana passada em Blumenau (SC).
Os compomissos assumidos envolvem fornecedores de jeans das bandeiras Renner, Youcom e Ashua. Além da economia de água, as metas visam o aumento do uso de energias renováveis de baixo impacto na operação industrial, de maneira a diminuir as emissões de CO2. Também buscam a eliminação de substâncias químicas restritas na fabricação de produtos na cadeia do jeans.
OUTRAS METAS
A meta ambiental da Renner para água alcançou em 2030 38% dos fornecedores de jeans com práticas de recirculação de água em seus processos fabris. “Também iniciamos testes para a cadeia de malha, em fornecedores estratégicos”, informa o relatório de sustentabilidade divulgado pela empresa com dados de 2023.
Em 2023, a Renner registrou:
:: 179 milhões de produtos (em geral) recebidos, incluindo Camicado.
:: Algodão é a principal matéria-prima dos produtos da empresa. Corresponde a consumo de 18,2 mil toneladas.
:: Poliéster vem em seguida, com consumo equivalente a 10,2 mil toneladas.
:: 24.364 colaboradores, dos quais 65% de mulheres.