Por esse novo modelo, a empresa deixou de usar quase 92 mil caixas de papelão usadas para enviar os pedidos em 2024
A Incofios, fabricante catarinense de fios 100% algodão para uso têxtil, implementou um sistema de paletes retornáveis pelo qual deixou de usar 91.788 caixas de papelão e 8,2 toneladas de plástico apenas em 2024. O modelo de paletes retornáveis substitui o envio tradicional em caixas de papelão. Conforme a empresa, os tubos de fios são acondicionados em paletes de madeira com divisórias reforçadas, que retornam à empresa após o uso para higienização e reinserção no ciclo produtivo, criando um fluxo contínuo de logística reversa.
No último ano, 3,02 milhões de quilos de fios foram enviados por esse novo formato, reduzindo drasticamente resíduos antes gerados na cadeia de transporte. Cada palete transporta 15 divisórias, e cada uma delas comporta 28 rocas de fio. Pelo método anterior, cada caixa de papelão continha 12 sacos plásticos envolvendo cada roca, volume eliminado drasticamente com o sistema de paletes retornáveis.
De acordo com o relatório de sustentabilidade da empresa, referente a 2024, o projeto foi criado para alinhar eficiência logística e responsabilidade ambiental, diminuindo o uso de insumos descartáveis e otimizando cargas. Desenvolvido internamente, o sistema reduziu etapas intermediárias e trouxe impactos diretos positivos para toda a cadeia têxtil, garante.
CARGAS PADRONIZADAS
“Quando desenvolvemos o projeto de paletização, buscávamos eficiência. Hoje, vemos que ele se tornou um case de economia circular. Cada caixa, cada saco plástico e cada processo que deixamos de usar representa um ganho real para o meio ambiente e para toda a cadeia produtiva”, declarou em comunicado de imprensa Edson Augusto Schlögl, diretor da Incofios.
O novo modelo também melhora a experiência dos clientes, que passaram a receber cargas mais organizadas, padronizadas e seguras, acrescenta a empresa.
Com sede em Indaial (SC) e unidade fabril em Campo Verde (MT), a Incofios é referência nacional na produção de fios 100% algodão. Produzindo em média 3 mil toneladas de fios por mês.
foto: divulgação




