OIT articula lançar programa Score no setor

OIT articula lançar programa Score no setor têxtil e de vestuário

Iniciativa visa melhorar condições de trabalho de PMEs da cadeia têxtil e de vestuário de São Paulo.

OIT articula lançar programa Score no setor têxtil e de vestuário

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) inicia no Brasil o programa Score (Sustaining Competitive and Responsible Enterprises) para a cadeia têxtil e de vestuário. O programa visa melhorar as condições de trabalho e a produtividade de PMEs (pequenas e médias empresas). Recorre para isso à combinação de treinamento prático em torno das melhores práticas com consultoria nas fábricas.

Conta nessa empreitada no Brasil para o setor com o apoio da ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

Para demonstrar a importância das PMEs no setor, o comunicado à imprensa sobre a iniciativa cita dados da Rais de 2020. O setor têxtil e de confecções empregaria naquele ano 730 mil trabalhadores formais, dos quais 56,7% (cerca de 414 mil) estavam registrados em pequenas e médias empresas.

Ao questionamento do GBLjeans de quando o programa Score começaria no setor, a OIT respondeu que a iniciativa está em fase inicial, de modo que os detalhes de implementação estão em discussão com os parceiros.

Também acrescentou que a disponibilidade de recursos financeiros determinará a quantidade de empresas a serem selecionadas para participar. Inicialmente, o que chama de ‘intervenção’ estará concentrada em empresas da região metropolitana de São Paulo.

ETAPAS DO PROGRAMA

A primeira providência será adaptar a metodologia Score para a realidade brasileira do setor e capacitar treinadores locais, atividades que serão realizadas ao longo de 2022, explicou a OIT ao GBLjeans. Mas as atividades em geral serão desenvolvidas até, pelo menos, novembro de 2024.

“O projeto conta com recursos limitados para os treinamentos piloto e, portanto, somente poderá atender a um número restrito de empresas”, antecipou a organização no Brasil.

A metodologia Score está organizada em módulos, cobrindo temas como Cooperação no Local de Trabalho, Gestão da Qualidade, Produção Limpa, Gestão de Recursos Humanos, Saúde e Segurança Ocupacional, Manufatura Enxuta, Igualdade de Gênero, Negócios Responsáveis, Coaching em Hospitalidade e Tempo de Trabalho.

O programa Score é global com experiência em aplicação em cerca de 20 países da África, da Ásia e da América Latina.

No Brasil, o programa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

foto: Unsplash