Nova ferramenta parte de parceria entre Google e a WWF com o intuito impulsionar compras responsáveis pela indústria da moda.
Google e WWF anunciaram parceria em torno do desenvolvimento de uma plataforma de rastreabilidade a ser usada pela indústria da moda. O intuito é seguir o rastro de 20 matérias-primas mais empregadas pelas empresas dos setores têxteis e de roupas, incluindo insumos sintéticos e os naturais, como algodão. E montar um grande painel que marcas, indústrias e varejistas poderão acessar. As empresas teriam dados ambientais para balizar as decisões de compras dentro da cadeia de suprimento.
“Cada local de material e fornecimento será pontuado em várias questões ambientais, como escassez de água ou poluição do ar, além de estimar impactos específicos, como emissões de gases de efeito estufa e contabilizar os ‘benefícios de mitigação’ de opções de fornecimento mais sustentáveis”, diz o comunicado à imprensa, que anuncia a parceria. O projeto envolve o Google Irlanda e a WWF Suécia.
RECURSOS TÉCNICOS PODEROSOS
A entidade internacional de defesa do meio ambiente fornecerá suas bases de dados sobre matérias-primas têxteis e a estrutura para cálculo e processamento de cada tipo de dado. Com base neles, será criado um sistema de pontuações gerais e a recomendação de ações de mitigação para cada fibra e local.
O Google fornecerá a infraestrutura do Cloud, incluindo ferramentas de análise de big data e aprendizado de máquina (uma das variantes da inteligência artificial). O acordo prevê também o uso do Google Earth Engine, com imagens de satélite e informações geoespaciais que podem detectar alterações, mapear tendências e quantificar diferenças na superfície da Terra. “Os recursos de inteligência artificial do Google Cloud permitirão descobrir rapidamente as informações, preenchendo lacunas de dados fundamentais que proibiram ações nessa área no passado”, acrescenta o comunicado.
A avaliação é de que a maior parte do impacto ambiental negativo gerado pela indústria têxtil e de roupas ocorre no estágio de seleção de matérias-primas. Sendo agravado pelo modo como esses insumos são empregados ao longo de uma cadeia de produção altamente fragmentada. “É nossa ambição criar uma plataforma de tomada de decisão enriquecida em dados que permita a análise da cadeia de suprimentos de uma maneira que antes não era possível nessa escala”, declarou no comunicado Ian Pattison, chefe de engenharia de clientes do varejo, do Google UK.