Em 2022, pela primeira vez holding de moda realiza inventário de emissões de gases estufa.
Pela primeira vez, a Veste SA publica o inventário de carbono, que identifica as fontes de emissão de GEE (gases de efeito estufa) produzidas pela cadeia produtiva da produtiva, e consta do relatório de sustentabilidade relativo a 2022. O mapeamento das emissões foi elaborado em conjunto com a consultoria WayCarbon. A intenção da holding de moda é reunir dados que permitam estabelecer ações de mitigação e redução das emissões, de modo a alcançar a meta Net Zero até 2050, como propõe o Fashion Pact, do qual a companhia é uma das signatárias.
Outra meta estabelecida pelo pacto é até 2030, ou seja, em sete anos, cortar pela metade as emissões nos escopos 1, 2 e 3.
O relatório de sustentabilidade que a Veste SA publica sobre 2022 informa que a companhia lançou quase 21,5 mil toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) ao longo do ano. Desse total, as atividades do escopo 3 concentram a maior carga. Responde por 20,5 mil de tCO2e das emissões da companhia, das quais 16 mil correspondem a bens e serviços comprados.
Entre as medidas já tomadas, a Veste SA menciona o projeto com a Transportadora Rodonaves, que usa veículos elétricos para abastecer 60% das lojas localizadas na capital paulista. Conforme a empresa, os veículos são dirigidos por mulheres e são capazes de transportar até 7,5 toneladas, com zero emissão de CO2. “Entre agosto e dezembro de 2022, tivemos uma estimativa mensal de 2.280 entregas e 3.768 km percorridos, resultando em 1,8 toneladas de CO2 não emitidas na atmosfera”, afirma o relatório.
DESTAQUES DO RELATÓRIO
Além dos resultados financeiros, de reestruturação de capital e renovação como a mudança de nome para Veste SA, a holding aborda aspectos de governança e do núcleo de colaboradores.
Ao fim de 2022, quando completou 40 anos de fundação, a companhia operava com 188 lojas e 3.798 funcionários, dos quais 2.838 eram mulheres.
Conta com duas fábricas – uma em Terra Boa, no Paraná, e outra em Aparecida de Goiânia, e Goiás. Tem dois CDs, um próximo da fábrica, e o segundo na cidade de São Paulo, onde também fica a sede da empresa.
Na edição de 2022, a Veste SA optou por seguir os padrões GRI para a estrutura do relatório de sustentabilidade, alinhada aos ODS, da ONU.
O documento aponta quantidade de resíduos gerados por atividade, inclusive os perigosos; o consumo total de energia elétrica e de água entre as fábricas, os CDs e a sede.