Ferramenta registra alguns dados do consumidor que entra na loja e não compra, disparando mensagens automáticas para retomar o relacionamento.
O cliente entra na loja, procura um produto, experimenta e vai embora sem comprar. Isso acontece todos os dias e o lojista, sem ter mais informações, perde a venda e não sabe se aquele consumidor voltará. No comércio eletrônico, quando uma pessoa escolhe um produto e sai da loja virtual sem comprar, ela é posteriormente bombardeada com anúncios daquele item nos diversos sites por onde navega e até por e-mail. É o chamado remarketing que o aplicativo Sixdoo está trazendo para a loja física.
O programa pode ser instalado pelo lojista em qualquer equipamento que tenha um navegador web, como Chrome ou Internet Explorer, no celular, tablet ou notebook. Quando o cliente entra na loja e se interessa por um produto, o lojista realiza um breve registro desse consumidor no sistema, principalmente seu interesse de compra e o telefone celular dele. De posse dessas informações, por meio do aplicativo, a loja dispara mensagens de SMS relevantes para o cliente, como a chegada de um novo produto, uma oferta ou um simples lembrete, segundo o que foi assinalado como interessante para o comprador.
“Se um cliente entrou na loja em busca de um tênis de corrida tamanho 37, por exemplo, e não encontrou, o vendedor pode informar quando o produto entrar no estoque e oferecer outros itens esportivos que tiver na loja”, exemplifica Kelwin Eggert, diretor geral e fundador da empresa, sediada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Além de fidelizar os consumidores, o objetivo da ferramenta é resgatar o contato com os que não compraram na primeira visita.
“O relacionamento é fortalecido, impulsionando novas vendas”, afirma Eggert. A loja pode enviar mensagens sobre novos produtos, parabenizar o consumidor pelo aniversário e convidá-lo a voltar à loja com promoções que são programadas no sistema conforme seu perfil e realizadas de forma automática.
A Sixdoo conta com 40 clientes de diferentes ramos, incluindo o varejo de moda. “Esse mercado é bastante deficiente no relacionamento de pós-venda”, diz Eggert. Segundo uma pesquisa da Sixdoo, 80% dos clientes que não compram aceitam informar à loja alguns dados sobre seu perfil e produtos que procuram para serem contatados posteriormente. “Existe uma pré-disposição do cliente, por isso é importante o treinamento dos vendedores para a abordagem dessas pessoas”, aponta Eggert.
O Sixdoo é vendido como serviço, ou seja, a loja paga a assinatura mensal do software que custa R$ 49,90 por vendedor, ou R$ 69,90 para três vendedores, com descontos progressivos conforme o volume. As informações dos clientes ficam armazenadas na nuvem. “De qualquer dispositivo e de qualquer lugar o varejista pode acompanhar quantas abordagens foram realizadas pelos vendedores e avaliar o fluxo de visitas na loja por período”, explica Eggert.
Entre as empresas que aderiram à ferramenta estão Menegotti Man, Óptica Olhar, Restaura Jeans, Mandala Joias e Bella Ótica. As óticas, por exemplo, usam o sistema para avisar os clientes sobre a necessidade de retorno para manutenção gratuita dos óculos. Na Restaura Jeans, a ferramenta ajudou a empresa a segmentar os clientes nos diferentes serviços oferecidos (lavagem, tingimento e recuperação de peças), enviando promoções conforme esse perfil.