Sistema desenvolvido apenas para smartphone mostra produtos disponíveis nas proximidades e permite negociação direta com o vendedor.
Em meio à recessão econômica, o comércio eletrônico tem se mostrado à prova de crises. Nesse cenário o chamado m-commerce ou a venda pelo celular ganha cada vez mais adeptos com uma participação ainda mais significativa como opção de acesso aos produtos. Apostando nesse nicho, um grupo de empreendedores do grupo OLX criou o aplicativo Skina que por meio de geolocalização conecta pessoas e marcas, mostrando os produtos que estão disponíveis nas proximidades. A negociação entre as partes se dá por bate papo no celular, sem intermediação do sistema, explica o diretor de marketing, Gabriel di Bernardi.
“Ao baixar o aplicativo e de acordo com a sua localização, vão aparecendo ofertas e o contato da pessoa que está vendendo. Após a negociação essas pessoas podem combinar um local próximo para a concretização do negócio”, afirma Bernardi. O app é voltado para compra e venda de coisas de casa, sendo que a moda tem papel importante entre os itens, aponta Bernardi. A opção “para viagem” permite que o vendedor envie o produto pelo correio, caso as pessoas não estejam tão próximas.
O app foi pensado para conectar pessoas, mas também auxilia pequenos negócios. “Vimos muito interesse de marcas com produção artesanal e sem loja física que cresceram oferecendo seus produtos pelo aplicativo”, diz o diretor de marketing. Com um ano de lançamento, o Skina, disponível na loja do Android e do iPhone de forma gratuita, já teve 4 milhões de downloads.
Segundo Bernardi, o grupo está estudando formas de monetizar a plataforma: por enquanto, o sistema conecta os interessados e não ganha porcentagem sobre as vendas. “Será uma segunda etapa na operação, com a cobrança de serviços adicionais, sem acabar com o sistema gratuito para a opção mais básica”, completa.