Comércio eletrônico de moda mantém crescimento

A plataforma Infracommerce, que reúne portais como Morena Rosa e Lança Perfume, registrou aumento médio de 20% nas vendas.

Relatório da Webshoppers, braço de pesquisa da e-bit que estuda o comércio eletrônico brasileiro, aponta que no primeiro semestre de 2015 houve queda de vendas de 15% no segmento de moda e acessórios, comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado, segundo Roney Almeida, diretor de e-commerce, da Infracommerce, acompanha a retração do varejo em geral.

Na contramão desses resultados, a Infracommerce que administra os portais de vendas online das marcas Morena Rosa, Lança Perfume, Ray-Ban Brasil e Mercatto, registrou crescimento médio entre 20% e 30% nas vendas desses clientes, no mesmo período. Essas empresas terceirizaram sua operação de comércio eletrônico, incluindo estoques, logística e atendimento, meios de pagamento, marketing e gestão dos sites. A Infracommerce hospeda os portais por meio de software como serviço, em modelo pelo qual o cliente paga somente pelo que usa.

A Infracommerce conta com um galpão logístico (foto acima) no Embu, na Grande São Paulo, onde recebe os estoques dos clientes e faz o inventário. Também é responsável pelo conteúdo dos sites, como a produção de fotos de itens comercializados, e a entrega na transportadora. “O inventário e o cuidado com o estoque é fundamental para não faltar produtos”, explica Almeida. “Não sentimos queda de consumo no mercado virtual”, acrescenta ele. O executivo atribui o sucesso das vendas à fidelização de consumidores, com bom atendimento e entregas rápidas.

“Temos uma média de seis compras ao ano por cliente nos sites de moda”, afirma Almeida. De acordo com o diretor, concentrar a operação em apenas um fornecedor também representa vantagens aos lojistas, pela facilidade de administração. A Infracommerce está no mercado há dois anos e tem 40 clientes incluindo a New Ballance, Olympicus, JBL e Instituto Ayrton Senna.