No Brasil, Agilitá é uma das primeiras marcas a testar o novo recurso destinado a pequenos negócios e desenvolvido pela plataforma.
O Facebook instituiu o ‘social commerce’. Na semana passada, a rede social lançou recurso que permite a pequenos negócios criarem uma loja virtual dentro da plataforma e no Instagram. No anúncio global, a empresa citou que a marca brasileira Agilitá foi uma das primeiras a testar a nova função. Criou uma aba Loja na qual exibe todo o catálogo de modelos e preços. A transação não é feita dentro da plataforma do Facebook ou do Instagram. Ao clicar em um dos modelos, e se interessar, o consumidor finaliza a compra no site da marca.
Inicialmente, o interessado é levado até a página do produto, onde escolhe, então, tamanho e cor. Para depois realizar a compra online. O recurso Loja (Shop) no Facebook funciona como ponto de exposição sobretudo para marcas que tenham muitos seguidores, mas, não o contato de todos. A Agilitá conta com 125 mil seguidores no Facebook.
No Instagram, rede social na qual é seguida por 643 mil perfis, a Agilitá colocou os modelos no feed. E nas fotos aparece o ícone de sacola, mostrando a disponibilidade para venda.
COMO FUNCIONA
O recurso é gratuito. “Empresas podem escolher os produtos que desejam colocar no catálogo e então customizar a aparência da loja com uma foto de capa, assim como definir cores que tenham mais a ver com a sua marca”, explica a plataforma. Segundo a empresa, é possível encontrar as lojas acessando o perfil das marcas ou por meio de Stories.
Pelo lado do consumidor, é possível passar por toda a coleção e salvar produtos de interesse. Apenas nos Estados Unidos o consumidor pode comprar diretamente do aplicativo, se a loja tiver habilitado a função checkout. Ainda é possível enviar mensagem por WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct para tirar uma dúvida ou monitorar a entrega.
PLANOS EM CURSO
“No futuro, será possível ver a loja de uma empresa e comprar diretamente no chat – seja no WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct”, antecipou a empresa.
Entre os projetos, está o lançamento do Instagram Shop, cuja liberação começará pelos Estados Unidos, “nos próximos meses”. “E, ainda neste ano, também vamos adicionar uma nova aba de compras na barra de navegação que permitirá acessar o Instagram Shop com apenas um clique”, assegura a empresa dona das plataformas.
Outro recurso em desenvolvimento é permitir a venda durante live pelo Instagram. Pela descrição, os produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo, para que as pessoas cliquem e comprem.