Grupo Ópera amplia operação de comércio eletrônico

Plataforma para atacadistas de moda infanto-juvenil reúne 27 marcas e tem previsão de contar com 50 até o final do ano.

O Grupo Ópera, que promove a feira de moda infanto-juvenil duas vezes por ano na capital paulista há mais de dez anos, aposta no crescimento da plataforma de comércio eletrônico para os lojistas que participam do evento. Criada em junho do ano passado, o portal Feira Ópera Online conta com 27 marcas e espera alcançar 50 empresas neste ano. “Nossa meta é que os 140 expositores que participarão da feira que acontece em maio, se juntem à comunidade online”, afirma a diretora comercial do grupo, Fernanda Menezes.

De acordo com a executiva, a plataforma de comércio eletrônico surgiu para atender o cliente que eventualmente não pode comparecer ao evento, e também para o lojista que precisa fazer pedidos no período entre feiras, multiplicando o relacionamento com as marcas. Hoje a feira é realizada em junho para a moda verão, e em novembro, para o inverno. “A plataforma é simples e permite que o usuário analise e escolha as peças com tranquilidade entre diferentes grifes, para comprar pela primeira vez ou repor estoques”, afirma Fernanda. Voltado para o atacado, o cliente se cadastra com o CNPJ de loja infantil para tirar pedidos e paga conforme as políticas de cada marca.

“Alcançamos uma média de oito pedidos semanais no site que tem potencial para muito mais”, diz Fernanda. Para divulgar a proposta entre os lojistas, o grupo mantém uma equipe nas feiras que explica o funcionamento da plataforma de vendas. “O sistema é simples e tem atraído a atenção de fornecedores e compradores. Mesmo as marcas que já fazem comércio eletrônico em site próprio, têm interesse em integrar esse marketplace pois muitas vezes o cliente entra para comprar um determinado produto e acaba encontrando complementos em outras grifes”, afirma Fernanda.

A Feira Ópera teve origem em 2004 com seis expositores em apenas um andar de hotel na capital paulista. “Conforme foi crescendo, ocupamos todo o prédio e chegamos até mesmo a utilizar dois hotéis para a realização de uma edição, quando decidimos migrar para um pavilhão”, explica Fernanda. O evento foi planejado para oferecer mix de produtos variados para o público A e B e, hoje, atende os segmentos moda baby, kids & teen; beachwear; sleepwear; calçados; acessórios; puericultura; brinquedos; enxoval e decoração. De acordo com Fernanda, a feira movimenta aproximadamente R$ 400 milhões anualmente.

A próxima edição será de moda verão entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, zona norte de São Paulo, e vai reunir 140 marcas com previsão de receber entre 3,5 mil a 4 mil lojistas de todo o país. Entre os expositores confirmados estão marcas como Calvin Klein Jeans, Reserva Mini, Lacoste, Jokenpô, entre outras.