Luxo cria consórcio para blockchain

Luxo cria consórcio para blockchain

Intuito de Louis Vuitton, Prada e Cartier é autenticar produtos de modo aos consumidores rastrearem a origem de suas compras.

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Em busca de avançar com a rastreabilidade na moda, o luxo cria consórcio em torno de uma única solução de blockchain, aberta para marcas do segmento em todo o mundo. Em aliança tecnológica inédita três casas de luxo concorrentes da Europa se uniram no Aura Blockchain Consortium, um sistema global que visa garantir a autenticidade dos produtos, permitindo a consumidores rastrearem a origem de suas compras.

O grupo LVMH, de Louis Vuitton e Christian Dior, juntou forças com o Prada Group e a Compagnie Financière Richemont, dona da Cartier, para iniciar o Aura Blockchain Consortium. Bulgari, Cartier, Hublot, Louis Vuitton e Prada são algumas das marcas que já participam do sistema.

Conforme o comunicado de imprensa que trata do lançamento do Aura, o consórcio para blockchain estaria em “conversas avançadas” com marcas de luxo de outras companhias.

Já em 2019 a LVMH anunciara os planos para adotar um sistema global de rastreamento de bens baseado em blockchain. O anúncio da aliança esta semana representa um avanço.

COMO FUNCIONA O CONSÓRCIO BLOCKCHAIN

Para participar do consórcio, as grifes pagam uma licença anual e uma taxa por volume de transações. O Aura terá sede em Genebra.

Trata-se de uma rede privada cuja tecnologia da solução foi desenvolvida pela ConsenSys, uma empresa de software de Nova York. O sistema tem como base a rastreabilidade de produtos e serviços de busca usando tecnologia blockchain Ethereum e utilizando o serviço da Microsoft Azure preparado para esse tipo de arquitetura.

O blockchain é o mesmo da criptomoeda cuja aplicação avançou para o setor industrial, como o da moda. Encriptados em blocos de transações, os dados formam uma cadeia digital de cujos registros ficam descentralizados e não podem ser alterados. Justamente essa característica que tornaria os blockchains confiáveis e seguros.

Pela tecnologia do Aura Consortium cada produto recebe um ID digital único que permitirá rastrear o bem durante todo o ciclo de vida dele. Esse ID digital conserva todos os registros de cada transação realizada desde a produção até o ponto de venda, passando pelos materiais e meios de produção.

O consórcio explica que ao comprar um artigo das marcas participantes, o cliente receberá detalhes de um login para acessar a plataforma que fornecerá o histórico do produto, incluindo origem, materiais, informações ambientais e éticas, comprovante de propriedade, garantia e instruções de cuidados.

Do lado das marcas, essa autenticação ajuda na construção de confiança com o mercado consumidor. E protege contra falsificação e oferece controle sobre o mercado de segunda mão, ressalta o consórcio.

As marcas têm flexibilidade para projetar os recursos do Aura. Podem optar por concentrar a rastreabilidade no fornecimento de matérias-primas, por exemplo. “Outros podem se concentrar em fornecer serviços personalizados e fortalecer a lealdade do consumidor”, cita o comunicado das empresas.