Mackvanny usa radiofrequência para controlar estoques

Fabricante de jeans infantil e adolescente, marca de Cianorte (PR) integrou o RFID à gestão empresarial visando reduzir erros e dando agilidade à distribuição.

Fabricante de Cianorte (PR) especializado em jeans para o público infantil e adolescente, a Mackvanny automatizou o controle de estoques por meio de um sistema de radiofrequência (RFID) integrado a um software de gestão empresarial. “Obtivemos mais precisão e controle no faturamento evitando erros e divergência de informações”, afirma Samir Abdayem, diretor da confecção. O grupo, dono das marcas Mackvanny e Daad, produz peças em denim do tamanho bebê à 16 e adotou a solução implantada pela iTag.

Cada peça ganha uma etiqueta (tag) com código de barras que embute informações sobre o produto. Três portais fixos com antenas de RFID fazem a leitura dos produtos que ficam em caixas lacradas, enviando automaticamente as informações para o sistema de faturamento e também para o distribuidor que vai receber a encomenda. “Evitamos deslocar pessoas só para fazer a contagem e conferência dos produtos, zerando o erro humano”, afirma Abdayem.

Como as roupas infantis são pequenas, cada embalagem contém em torno de 500 peças. Cada etiqueta ou tag tem uma identidade única, determinando o modelo específico da peça, como cor e tamanho, além das caraterísticas do acabamento. A própria Mackvanny gera a etiqueta, imprime e coloca as tags nas roupas. Antes da implantação do sistema, era necessário deslocar pessoas para fazer a contagem e conferência das peças na expedição e no destino. “Quando havia erro, era necessário refazer a nota fiscal e todo o sistema de faturamento”, explica Abdayem.

O grupo trabalha com três grandes distribuidores – Brascol, Liderança e Comar – responsáveis por 80% das vendas, além de dez atacados menores. “O foco em grandes distribuidores, com lotes maiores de pedidos, nos permite reduzir custos com expedição e manter o preço baixo devido à escala”, afirma Abdayem. De acordo com o executivo, a Brascol e a Comar, por exemplo, também implantaram sistemas de RFID recebendo as informações sobre os estoques antes que as caixas saiam da fábrica.

O grupo Mackvanny foi criado em 1991 focado no público infantil e infanto-juvenil, produzindo peças mais básicas para a marca Daad, e mais sofisticadas para a Mackvanny. Abdayen não revela a produção mensal, mas garante que a estratégia de ramificar a distribuição e abrir um pequeno braço de private label vai permitir terminar 2015 com crescimento de 5% no faturamento comparado ao ano de 2014.

GALERIA DE FOTOS


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
  • Foto 5