Mais tecnologia pede consumidor online

Pesquisa de provedor de pagamento digital mostra que a maioria quer aposentar a fita métrica por sistema moderno de medidas

Com o intuito de conhecer os hábitos de consumo online de roupas das gerações GenZ e Millennial, o provedor sueco de soluções de pagamento digital Klarna fez uma
pesquisa com resultados interessantes, que podem servir de alerta aos varejistas. De mil compradores consultados, de todas as idades, nos Estados Unidos, praticamente metade (49%) afirmou querer tecnologia moderna para fazer medidas corporais, para que eles tenham certeza de que a roupa vai caber antes de comprar.

Quase um quarto do universo pesquisado (24%) gostaria que os sites de venda de roupas contassem com componentes de realidade aumentada ou virtual, de forma a permitir visualizar melhor as peças em detalhes. Esse número sobe para 40% entre compradores GenZ, diz o relatório da pesquisa. Outros 26% dos consumidores gostariam de ter à disposição espelhos inteligentes que fizessem recomendações sobre o que comprar com base na peça que está experimentando. Ainda assim, 73% consideram que fazer compras na loja física oferece uma experiência humana que não pode ser replicada no mundo online.

Metade (46%) dos consumidores americanos afirma que gosta de tocar e experimentar roupas numa loja física antes de comprá-las. Isso é especialmente mais verdadeiro quando se trata de itens considerados caros ou de luxo. Do total, 29% faz pesquisa pela internet para depois ir a uma loja física comprar o que quer.

CELEBS E INFLUENCIADORES DIGITAIS TÊM MENOS PODER QUE O IMAGINADO

Ainda que o americano médio não seja tão (ou nada) atraído por moda, como são os brasileiros, a pesquisa detectou que no consumo online a alta costura, as celebridades e os influenciadores digitais não impulsionam as compras tanto quanto o alardeado. As decisões de compra da maioria ainda são influenciadas pela necessidade de substituir uma peça de roupa que já ficou velha ou pelas promoções sazonais. Segundo a Klarna, tão somente 2% dos entrevistados dizem que compram roupas porque uma celebridade ou influenciador digital já usou. Entre os jovens de 16 a 24 anos, contudo, 26% contam que vão buscar e comprar uma roupa quando veem algo nas mídias sociais.

VENDA PARCELADA: BRASIL FAZENDO ESCOLA

Os consumidores dos Estados Unidos também indicam que comprariam mais, especialmente itens de luxo, se as lojas trabalhassem “com métodos de pagamento mais flexíveis”, ou seja, a nossa boa e velha venda parcelada. Quase um quarto dos consumidores (23%) ouvidos pela pesquisa afirmam que precisam economizar vários meses até conseguir comprar produtos caros que desejam. Esse percentual sobe para 35% entre os GenZ e para 30% entre os Millennials.

MILLENNNIALS E GENZ GASTAM MAIS

Como no Brasil, e provavelmente na maioria dos mercados consumidores, os jovens são os que compram roupas mais vezes. E online. Enquanto o consumidor americano compra roupas e acessórios pela web em média 10 vezes por ano, os GenZers compram 18 vezes por ano, mostra a pesquisa da Klarna. Os Millennials
fazem compras online 14 vezes por ano. Já a faixa etária acima de 55 anos, compra 8 vezes por ano.