Canal online dos lojistas dos shoppings do grupo avança com oferta de marcas de jeans.

Com três shoppings atendendo multimarcas, o grupo Mega Moda, de Goiânia, expandiu os investimentos no canal digital para lançar seu marketplace atacadista. Iniciou o piloto do novo modelo em
agosto com dez marcas de camisetas que operam no complexo comercial. Em setembro ampliou a oferta, incluindo marcas de jeans, um dos produtos de maior busca no site.Por enquanto, são seis marcas de jeans que aderiram ao modelo de marketplace atacadista desenvolvido pelo Mega Moda.
Os investimentos no canal online começaram em 2017 com a Vitrine Digital, apenas para exposição de produtos. Evoluiu para a Loja Digital em função da pandemia que fechou as operações físicas do comércio para conter o avanço da covid-19 no país.
“Enquanto a Loja Digital auxiliava o cliente a chegar na loja desejada – fazíamos apenas a ponte, agora assumiremos o processo do início ao fim, do cadastro do produto na plataforma até a entrega para o cliente”, explica Neimar Santos, gerente de e-commerce e estratégia digital do Mega Moda, que chegou à companhia para liderar o projeto.
A gestão logística inclui o serviço de packinge shipping que consiste na coleta dos produtos nas lojas, embalar e despachar a mercadoria com uma das transportadoras que já são parceiras do grupo, mantendo agências de despacho dentro do complexo, como DHL, Latam Cargo e JadLog.
Como em outros marketplaces, o carrinho é compartilhado de modo que o cliente realiza um único pagamento, mesmo comprando de lojas diferentes, e recebe tudo de uma vez. Paga por cartão de crédito ou boleto à vista. “Mas como são notas fiscais diferentes, o frete acaba sendo cobrado por produto ou loja”, informa Santos.
GARANTIA DE ESTOQUE
O complexo Mega Moda reúne três shoppings na Região da 44, tradicional área de venda atacadista de roupas e acessórios em Goiânia. Entre o Mega Moda Shopping, o Mega Moda Park e o Mini Moda, são quase 1,5 mil marcas.
Santos avalia que a experiência tende a atrair mais lojistas a aderirem à plataforma sobretudo olhando para as compras de final de ano.
Contudo, o grupo considera que a adesão será gradativa também porque a operação no marketplace exige ajustes no modelo atual de negócio dos lojistas do shopping.
A marca tem que garantir estoque do produto que colocou à venda, diferentemente do que acontece hoje nas lojas físicas. Na lógica de fast fashion, a marca produz determinados modelos de muita saída, que não costumam ser repostos ou ter estoque deles para pedidos posteriores.
O gerente de ecommerce do Mega Moda lembra que o ciclo de venda no online é diferente. Demora um pouco mais que no físico e exige a manutenção de estoque para atender pedidos.
Como nas lojas físicas, também o marketplace do Mega Moda faz vendas de atacado e de varejo, mas com preços diferentes.
O pedido mínimo por produto no atacado varia entre seis a 12 peças.
Uma skinny feminina de denim custa R$29,99 para o atacado e R$40 para o varejo, por exemplo.
O marketplace conta com estúdio fotográfico e outros serviços de consultoria para auxiliar no cadastro e descrição dos produtos.
No momento, o marketplace atacadista do Mega Moda cobra do lojista um fee sobre o valor do pedido, conforme Santos.