Moda só perde para eletrodomésticos na web

Categoria assume o segundo lugar no ranking da e-bit, empresa especializada em acompanhar a evolução do comércio eletrônico no Brasil.

Em número de pedidos, a categoria Moda e Acessórios passou a figurar em segundo lugar no ranking da e-bit, empresa especializada em acompanhar a evolução do comércio eletrônico no Brasil, só perdendo para eletrodomésticos. Em 2011, a categoria começou a integrar os cinco setores de maior faturamento, e em 2012, respondeu por 12,2% dos 66,7 milhões de pedidos transacionados via web. Apresenta uma diferença pequena em relação ao primeiro do ranking: pedidos de compra de eletrodomésticos representam 12,4% do total. Depois dos dois vêm Saúde, beleza e medicamentos (12%); Informática (9,1%), Casa e Decoração (7,9%).

O relatório Webshopers, da e-bit, informa que o volume total de pedidos que trafegou pela web cresceu 24,2% em relação a 2011. O faturamento aumentou 20%, registrando R$ 22,5 bilhões. Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, atribui o bom desempenho aos resultados obtidos no segundo semestre de 2012. Em comunicado ao mercado ele afirma: “(…) a segunda metade do ano conseguiu equilibrar a balança com incremento de vendas de produtos de maior valor como smartphones, tablets e notebooks que ajudaram a elevar o tíquete médio no 2º semestre, se comparado ao 1º semestre: de R$ 338,00 para R$ 346,00”. Com isso, o tíquete médio apurado em 2012 foi de R$ 342,00.

A expectativa é o comércio eletrônico no país continuar a expandir. As projeções da empresa apontam para alta de 25%, em 2013, com as vendas para o varejo alcançando R$ 28 bilhões. Os fatores que poderão contribuir para esse desempenho são, na avaliação da e-bit: a retomada do crescimento econômico e a aceleração das vendas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.