Originalmente desenvolvido para lavanderias e tinturaria, o módulo de custos do sistema está sendo testado por cinco empresas
A Multitherm, empresa de Blumenau (SC) que desenvolve sistemas para gestão de indústrias, anunciou o lançamento de uma versão de seu software Gestum com o objetivo de ampliar o uso do produto, lançado em 2004, para toda a cadeia da indústria têxtil. Até então, o produto estava voltado a lavanderias e tinturarias. Fabiano Oss, coordenador de projetos da software house, informa que atualmente são cerca de cem clientes, a maioria constituída por lavanderias de jeans. Com a nova versão, a expectativa é captar clientes entre confecções, fiações e tecelagens.
Desenvolvida desde janeiro, a nova versão começou pelo Módulo de Custos Web, que está sendo testado por cinco confecções, de São Paulo e Santa Catarina, informa o coordenador. Ele afirma que o sistema permite o controle sobre toda a produção, de modo interligado aos equipamentos, como controladores das máquinas (CNC).
A expectativa da Multitherm é lançar a versão do produto completo, cuja instalação leva em média uma semana, para toda a cadeia têxtil até o final do ano. O novo software irá funcionar no modelo Saas (Software as a service, ou software como um serviço), em que o programa fica hospedado em um servidor central dentro da Multitherm e é acessado pelo cliente pela internet.