Depois do Brás, parceria com Mercado Livre visa expandir venda por marketplace de marcas do Agreste Pernambucano

Com a colaboração do Mercado Livre, a Petina Soluções Digitais inicia projeto-piloto em Caruaru, cidade de pernambuco que concentra importante polo de produção de moda popular. Conforme a empresa, o objetivo é colocar confeccionistas e marcas da região no marketplace, estimulando a migração das operações físicas para digitais, atendendo diretamente o consumidor. A região é vista como prioridade para investimento, depois de a Petina atuar desde o ano passado em modelo semelhante no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, considerado maior polo de moda popular da América Latina.
Pelos planos da empresa, o primeiro polo da nova etapa é Caruaru, para depois replicar o modelo de operação para Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, outros dois fortes polos de moda do Agreste Pernambucano. A Petina abriu recentemente escritório comercial em Caruaru.
FASE DE EXPANSÃO
De acordo com a empresa, o cenário é favorável para essa expansão porque os marketplaces têm reduzindo custos logísticos para vendedores do nordeste. Também apresentam incentivos como frete mais barato ou opções gratuitas de forma a estimular as marcas da região entrarem no e-commerce. Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina, destaca em comunicado à imprensa que o conhecimento acumulado em Brás — com gestão de anúncios, consultoria e estrutura de operação online — serve de base para essa nova fase.
No Brás, a Petina afirma que atendeu em torno de 3 mil lojistas dos 15 mil que atuam na região. Ao Diário do Comércio, a empresa afirmou que faturou R$35 milhões em 2024, com a expectativa de forte crescimento em 2025.