Voltado para o grande varejo, sistema facilita a comunicação com o vendedor e sugere produtos ao consumidor, além de gerenciar o estoque.
Para aproximar a experiência de compra em lojas físicas com o comércio eletrônico, a SAP, fornecedora de software de gestão empresarial, está trazendo ao Brasil o Provador Digital. O sistema permite que o cliente que esteja provando uma roupa acesse um iPad e escolha, na tela, outra peça disponível na loja, uma blusa para combinar com a calça, por exemplo. Quando toca na foto do produto, um vendedor é avisado, via celular, da peça escolhida e atende o consumidor. “Ao escolher um produto na tela, de forma similar ao ecommerce, são sugeridas peças que combinam com o que escolheu, multiplicando a oportunidade de venda”, explica o vice-presidente de vendas de sistemas para o consumidor da SAP, Hélio Azevedo.
As informações no iPad, disponíveis no provador da loja, se interligam com os dados de backoffice da rede varejista. Para instalar o sistema, a loja deve contar com catálogo digitalizado de produtos para que seja dada baixa no estoque assim que o consumidor entra no provador. Cada peça (roupa ou sapato) tem um chip embutido que é lido dentro do provador. Caso o item não seja comprado, retorna para o catálogo. Voltado para grandes redes de varejo, o sistema deve ser parametrizado pelo administrador da loja e pode recolher informações do perfil do consumidor para facilitar a oferta de produtos similares. Segundo Azevedo, três varejistas brasileiros estão testando o produto.
PEQUENO VAREJO NA MIRA
Outro anúncio da gigante de software SAP na semana passada foi o lançamento do Único, software de baixo custo oferecido como serviço na nuvem a partir de uma parceria com a Elavon, empresa do setor de meios de pagamento. A aliança tem foco nos pequenos e médios negócios de varejo com a promessa de simplificar rotinas pulverizadas e realizadas manualmente. A solução unifica operações como ponto de venda, fluxo de caixa, gestão de compras, gestão de vendas, gestão de inventário, contas a pagar e receber, cadastros e dados mestres.
O Único foi desenvolvido a partir do SAP Business One como recurso de gestão integrada para pequenas e médias empresas, com custo mensal por usuário de R$ 459 e setup de R$ 849, permitindo conciliação de vendas e pagamentos, alertas integrados para antecipação de recebíveis e painel de notícias ligadas ao comércio. Uma das vantagens, segundo a empresa, é que o lojista não precisa se preocupar com servidores, licenças, instalações, backups ou atualizações, pois, o sistema fica hospedado na SAP sendo acessado pelo cliente por meio de um portal de autenticação. O sistema pode ser adquirido como um aplicativo diretamente na nuvem (pela web) por meio de cartão de crédito e a ajuda na instalação e operação pode ser obtida via chats e vídeos. O Único começa a ser vendido neste mês e será testado em uma base de cem clientes.