Youcom investe em tecnologia digital

Youcom investe em tecnologia digital no jeans

Varejista usa desenvolvimento em 3D para o jeans e realidade aumentada em estampa.

Youcom investe em tecnologia digital no jeans

Marca jovem da Lojas Renner, a Youcom aumentou a parcela que investe em tecnologia digital para o desenvolvimento de coleções. Na primeira cápsula criada a partir de tecnologia 3D, optou pela criação de três peças em denim. Incluindo um modelo de shorts, outro de jaqueta e um de bermuda, que foram colocados em votação no Instagram da marca para o consumidor escolher a intensidade de lavanderia, entre tom médio e claro. O jeans claro foi o preferido e chegou às lojas em junho.

Conforme comunicado enviado à imprensa, a Youcom explica que, no processo de desenvolvimento, a equipe escaneou as peças piloto e utilizou softwares de simulação hiper-realistas que replicam os aspectos visuais (textura e cor) e físicos da matéria-prima, como elasticidade, fluidez e caimento do tecido, além da modelagem 3D.

Antes disso, em abril, a Renner já usara tecnologia 3D para criação, modelagem e prova digital de 15 peças femininas lançadas junto com a coleção de outono/inverno. Para a prova de roupas empregou manequim virtual, dispensando amostras físicas. Comunicado da marca à imprensa, informou que a nova forma de trabalho em teste reduziu custos e o tempo para colocar o produto no mercado, além de minimizar o impacto ambiental ao longo do processo.

ESTAMPA EM RA

Youcom investe em tecnologia digital no jeans

A segunda iniciativa na qual a Youcom investe em tecnologia digital envolve duas camisetas, uma em modelo feminino e outra em modelo masculino, que chegaram ao mercado este mês. Nesse caso, a tecnologia está na estampa que incorpora efeitos de Realidade Aumentada (RA). Acessada via filtro interativo do Instagram da marca, permite a troca e o movimento da estampa da peça.

Para esse projeto, a varejista contratou o Estúdio Multidisciplinar Anormal, que desenvolveu a parte digital da estampa com RA. A previsão da marca é vender cerca de 4 mil peças.

Parte do valor, cujo percentual a Youcom não informa, será doada por meio do Instituto Lojas Renner para a comunidade Bom Jesus, de Porto Alegre (RS) que enfrenta vulnerabilidade social. São de três artistas da comunidade as estampas aplicadas na frente das camisetas.

“O processo de seleção dos artistas gaúchos foi realizado pela Agência Compromisso, negócio de impacto social que atua na comunidade”, explica a marca em comunicado à imprensa. Venceram Luiza Camara, de 23 anos; Dimitri Oliveira, de 26 anos; e Henrique Lopes, o Hike, de 28 anos.

fotos : divulgação