A estreia no mercado de segunda mão oficializa a recém-criada ZZ Ventures, braço de corporate venture capital do grupo Arezzo&Co.
A temporada de aquisições no varejo esquentou e a Arezzo compra o brechó online Troc, um mês depois de anunciar a incorporação do Grupo Reserva. A transação é a primeira liderada pela recém-criada ZZ Ventures, que vai atuar como o braço de corporate venture capital do grupo Arezzo&Co. Venture capital significa investimento em empresas com alto potencial de crescimento. No caso do Troc, a Arezzo assume o controle acionário, mas, não integralmente. Negociou participação de 75% do capital da empresa curitibana, incluindo os 8% que o Grupo Reserva detinha no brechó, informou a companhia em comunicado ao mercado.
O Troc pertence a Luanna Toniolo e a Aya Holding de Participações. A empresária continuará na operação, pelo menos, até 31 de dezembro de 2023, acrescentou a Arezzo. A permanência será avaliada por “métricas de performance preestabelecidas, nos termos do contrato. Vale destacar que Luanna continuará como diretora-presidente da Troc, reportando-se à estrutura do ZZ Ventures”, esclareceu a companhia.
POR QUE ENTRAR NO SEGMENTO DE MODA DE SEGUNDA MÃO
A Arezzo compra o brechó online Troc de olho na expansão prevista do segmento second hand no mundo e no Brasil, além de colocar o pé em atividade considerada de economia circular. Em apresentação para investidores, explicou o interesse pelo mercado de roupas, calçados e acessórios de segunda mão citando números da plataforma de revenda de produtos ThredUp, dos Estados Unidos.
Pelos dados apresentados, o mercado de segunda mão nos Estados Unidos movimentará US$80 bilhões em 2029, entre revenda (US$44 bilhões) e doações de peças (US$36 bilhões). É praticamente o dobro do volume previsto para o fast fashion do país (US$43 bilhões). A previsão para o Brasil por essa projeção da ThredUp é o país alcançar R$31 bilhões em revenda, em 2029, diante da receita do varejo estimada em R$242 bilhões, participação em torno de 15%.
Em 2019, o mercado americano está estimado em US$21 bilhões, dos quais US$7 bilhões em revenda. A maior parte é movimentada por bazares e doações. O mercado brasileiro de segunda mão teria movimentado em 2019 em torno de R$7 bilhões, de acordo com a ThredUp.
Conforme a apresentação da Arezzo, em três anos, desde que foi fundado em 2015, o Troc acumulou faturamento de R$10 milhões.
REVENDA E LOGÍSTICA REVERSA
O Troc vai operar sob a plataforma de marketplace da Arezzo, a ZZ’Mall, inaugurada em agosto como comércio eletrônico para as marcas do grupo. Desde a semana passada, produtos de outras marcas estão à venda na plataforma como joias da Vivara, lingerie da Hope e o beachwear de Lenny Niemeyer.
O modelo de Raas (Resale-as-a-service) do Troc, que começou em julho com a Reserva Mini, vai funcionar no ZZ’Mall.
Outra novidade no e-commerce da Arezzo é a contratação da atriz Marina Ruy Barbosa como diretora de moda do marketplace. Conforme comunicado da companhia, ela será responsável pela estratégia de moda do ZZ’Mall. Vai cuidar ainda da curadoria e direção criativa dos conteúdos, além do direcionamento geral de branding.