Ranking do setor da SBVC contempla 38 empresas, entre moda, calçados e artigos esportivos.
Depois do impacto negativo da covid-19, o ranking de 2021 da SBVC com as 300 maiores do varejo mostra 38 empresas no setor de moda, calçados e artigos esportivos, das quais 26 obtêm a maior parte da receita com a venda de roupas. É uma empresa a menos do que as listadas em 2020 e dez a menos que as 48 que figuravam no ranking de 2019.
Juntas, as 38 empresas do setor sustentaram faturamento bruto de R$73,4 bilhões, que corresponde a uma pequena variação positiva de 0,5% sobre 2020. O volume equivale a 8,23% do faturamento total do comércio nacional, informa o relatório que acompanha o ranking anualmente publicado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
A liderança do setor é ocupada pelas Lojas Renner, que, depois de aparecer no top 10 em 2019, caiu para a 14ª colocação em 2020 e, no ranking de 2021, avançou para o 12º lugar, com faturamento bruto de R$14,2 bilhões, incluindo na conta também a rede de artigos para casa Camicado.
O segundo e o terceiro lugares continuam inalterados, com Riachuelo e C&A.
Mas, a partir do quarto lugar a movimentação foi intensa. Do segmento de artigos esportivos, o Grupo SBF, dono da Centauro, saiu do 6º para o 4º lugar, empurrando a Pernambucanas para a quinta posição.
MOVIMENTAÇÃO
Destaque para o Grupo Soma que avançou 54 posições no ranking geral com a incorporação da Cia Hering. É a 68ª maior companhia de varejo do país. No ranking setorial ficou em 9º lugar em 2021, sendo a 8ª do ranking das maiores considerando apenas o varejo de roupas. O grupo fluminense também é o único do setor a operar com mais de mil lojas, entre as 300 empresas listadas.
Cinco varejistas de moda – Soma, Lupo, Arezzo&Co, SBF e Track & Field – integram o conjunto de 10 empresas que mais cresceram.
Entre as 26 maiores empresas do varejo de roupas, a Lupo subiu 12 posições no ranking de 2021 para assumir o 15º lugar. Logo atrás aparece a Zinzane que avançou 11 posições até o 25º lugar.
As empresas que compõem o ranking das 300 maiores do varejo brasileiro obtiveram faturamento consolidado de R$890,4 bilhões, alta de 12,2% sobre 2020.
VEJA A TABELA
Clique no título das colunas para alterar parâmetros de comparação. Tem uma tabela só com as redes de varejo de moda e outra com as empresas dos demais dois segmentos (calçados e artigos esportivos).