Levantamento aborda resultados no primeiro semestre de 2022 de empresas de capital aberto.

Com base nos balanços financeiros publicados por 8 grandes varejistas de moda do Brasil, o GBLjeans traça o raio-X de resultados no primeiro semestre de 2022 de Renner,
Riachuelo, C&A, Marisa, Soma, Arezzo&Co, Restoque e Inbrands. Em quase todas, vestuário tem a maior participação na receita. A Arezzo&Co compõe o levantamento atual devido à estratégia da holding de ampliar sua participação no mercado de vestuário.Os indicadores incluem receita líquida, resultado líquido (lucro ou prejuízo), participação das vendas digitais, número de lojas de cada rede, valor da dívida líquida e número de sellers no marketplace que algumas operam.
No primeiro semestre, essas 8 grandes varejistas de moda do Brasil viram a receita crescer substancialmente. O crescimento sobre o primeiro semestre de 2021 variou de 28,8% (Marisa) a 69,50% (Arezzo&Co). Em todas, a receita foi impulsionada pelo repasse dos aumentos de custos ao preço final e menos promoções. Também contribuíram para o aumento das vendas o maior fluxo de clientes nas lojas físicas e o frio antecipado e intenso, em maio, que levou consumidores a comprar itens de inverno, quase sempre mais caros que os de verão.
Sobre o segundo semestre paira a incerteza. A analistas de mercado, as companhias disseram que dificilmente repetirão o aumento de receita na mesma proporção. Pesa sobre as análises, qual será o comportamento da inflação, que em moda continua alta, a taxa de desemprego, as eleições presidenciais e a Copa do Mundo em novembro.
O levantamento considera essas empresas por terem capital aberto e atuarem na moda de vestuário casual.
Mas entre empresas de capital aberto, o mercado de moda conta ainda com as fitness Track&Field e Centauro, além de Alpargatas cuja maior parte da receita é com calçados.
MAIOR VAREJISTA POR RECEITA
:: Mesmo sem incluir Youcom e Camicado, a rede de lojas Renner continua sendo a maior entre as 8 grandes varejistas de moda do país. A receita líquida consolidada no primeiro semestre de 2022 da companhia registrou R$6,3 bilhões. A rede Renner, que inclui as vendas de Ashua e Repassa, sustentou R$4,9 bilhões desse total.
:: A Riachuelo é a segunda maior em receita. Do total de R$3,9 bilhões, sozinha a rede de lojas Riachuelo respondeu por 98% do valor (R$3,8 bilhões).
:: Em terceiro lugar está a C&A com receita líquida de RS$2,8 bilhões nos primeiros seis meses de 2022.
:: O Grupo Soma assume o quarto lugar ao anotar receita líquida de R$2,2 bilhões no período.
:: Em seguida estão Arezzo&Co, Marisa, Restoque e Inbrands. Na Arezzo&Co, a linha de vestuário esta vinculada a AR&CO, que tem a Reserva como principal marca. Mas a holding opera a Vans no Brasil, que tem linha de vestuário, e lançou a Schutz Vestuário.
MELHOR RESULTADO LÍQUIDO.
:: Dessas oito varejistas, cinco operaram com prejuízo líquido no período.
:: Marisa responde pelo maior prejuízo líquido, R$104 milhões.
:: O maior lucro líquido do semestre é da Renner, com ganho de R$552 milhões.
TAMANHO DA REDE
:: Considerando apenas as lojas de bandeira, a Hering, hoje controlada pelo Grupo Soma, tem a maior rede com 776 lojas.
:: Com 411 lojas, a bandeira Renner fica com o segundo lugar, seguida por Marisa, Riachuelo e C&A.
:: Ponderando grupos de marcas, o Soma opera a maior rede de varejo físico com 1.076 lojas.
:: Depois, aparece Arezzo&Co com 950 pontos, dos quais 769 são lojas de calçados.
:: Em terceiro, Riachuelo com 375 unidades, de Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s e Fanlab. No quarto lugar, a Renner, com 651 unidades, incluindo 112 de Youcom, 120 de camicado e 8 da Ashua.
: A segunda maior rede é da Marisa, com 344 lojas, o mesmo número de 2020. Em teleconferência com analistas, a companhia informou que em 2022 retoma o plano de investimentos para abertura de unidades, além da adequação de lojas ao novo formato.
MAIS DADOS NOS GRÁFICOS
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foto: lançamento da coleção de primavera-verão 2022/23 da Renner (divulgação)