Franquias de moda crescem 15% no semestre

Franquias de moda crescem 15% no semestre

Dados da ABF mostram que no segundo trimestre alta encostou nos 16%.

Franquias de moda crescem 15% no semestre

Com faturamento de R$9,7 bilhões no primeiro semestre, as franquias de moda crescem 14,7% sobre igual período de 2021, mostram os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). No segundo trimestre, o crescimento foi ligeiramente superior. Avançou 15,8% sobre 2021 para alcançar R$4,9 bilhões. A entidade credita o bom desempenho ao maior fluxo de consumidores nas ruas e o progresso na integração de canais físicos com os digitais.

Datas comemorativas no período, como o Dia das Mães, também contribuíram para impulsionar as vendas, diz a análise trimestral da entidade.

Em número de unidades em operação, as franquias de moda crescem 13,2%, em relação ao segundo trimestre de 2021. É a maior alta entre os 12 segmentos avaliados pelo estudo da ABF.

Atualmente, a ABF conta com 136 franquias de moda associadas, entre vestuário, calçados, joias e bijuterias.

EXPANSÃO NA MODA INFANTIL

Redes que atuam com moda infantil, como Calçados Bibi, Milon, Kookabu e Pampili, anunciaram planos de expansão. Com 153 lojas em operação, a Bibi informa que até o final de agosto inaugurou em 2022 seis unidades no Brasil e a primeira loja física no Chile. Até o fim do ano, planeja inaugurar mais 25 pontos de vendas, sendo 18 nacionais e sete internacionais.

Uma das maiores marcas de moda infantil do país de propriedade do Grupo Kyly, a Milon já anunciara o plano de encerrar 2022 operando 93 lojas. Atualmente, conta com 83 lojas físicas em funcionamento, sendo 52 franquias e 31 lojas próprias.

Em setembro, a Kookabu, do Grupo Brascol, inaugurou sua primeira flagship. Abriu no Shopping Center Norte, na capital paulista. A primeira loja da marca funciona no Shopping Tatuapé, também na cidade de São Paulo, desde novembro de 2021. O Grupo Brascol prevê atingir 100 lojas até 2025.

Com 35 anos de mercado, a Pampili iniciou o canal de franquias em junho passado, com expectativa de abrir oito lojas até o final de 2022. De Birigüi, cidade do interior paulista, a marca produz calçados, roupas e acessórios infantis especialmente para meninas.

foto: loja conceito da Pampili (divulgação)