Câmeras analisam fluxo de clientes

Sistema da Virtual Gate acompanha a quantidade de pessoas que passam pela loja de modo a ajudar no dimensionamento e treinamento de equipe

A análise do fluxo de clientes pode não precisar de um profissional instalado no ponto. Através das lentes de câmeras, a Virtual Gate auxilia no gerenciamento da entrada e saída de pessoas nos pontos de varejo. A contagem de pessoas por medição eletrônica pode servir como ferramenta que colabora com a estratégia para dimensionar tamanho da equipe, mostrando por exemplo os horários de maior pico.



Há dez anos no mercado, a Virtual Gate desenvolveu um software que faz a contagem de fluxo de pessoas por digitalização de imagens captadas por câmeras de vídeo comuns, dessas usadas para segurança. Com as câmeras apontadas para a entrada das lojas, a empresa faz uma análise do ambiente, captura a imagem de todas as pessoas que passam pelo local, transmite as informações a um servidor que lê as figuras e traduz em números, apresentando a quantidade de pessoas que circulam pela loja. “A taxa de conversão dá 95% de exatidão”, afirma Helóisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.



O sistema pode ter diversas funcionalidades. Segundo a diretora, as empresas procuram a medição eletrônica de fluxo para acompanhar o negócio à distância e obter dados precisos para investir em melhorias, como treinamento da equipe num horário de maior fluxo de clientes, ou aumento da equipe para otimizar o atendimento e a identificar as vitrines que mais atraíram o olhar dos consumidores que passaram por elas.

Atualmente, redes varejistas de vestuário, como a C&A e a Pernambucanas, estão entre os clientes da área de vestuário da empresa, somando quase 500 pontos no Brasil com os equipamentos da Virtual Gate instalados. Marcas como Lacoste e Cantão também investem nesse tipo de análise. “Acredito que a partir do momento que o dono não pode mais estar no ponto para acompanhar de perto o fluxo de clientes, já é possível ter um bom proveito dessas câmeras”, realça Heloísa.



A diretora ainda reforça a importância de dados precisos para a análise. Os resultados diários, semanais ou mensais ficam disponíveis numa central acessada via web, em que o gestor pode acompanhar hora após hora a circulação nas lojas. “É possível receber as informações sobre o caixa também, através da ligação do nosso sistema com o software financeiro da empresa”, explica a diretora.

A empresa não compra o software. Contrata o serviço prestado pela Virtual Gate. Sem incluir o custo das câmeras ou da instalação delas, a mensalidade do serviço fica entre R$ 300,00 e R$ 1 mil, informa Heloísa. “Um dos fatores que influencia nos preços é o tamanho da entrada da loja. Quanto maior a área, mais equipamentos são necessários para cobrir a frente”, explica a executiva.

fotos: divulgação