A transação, cujo valor não foi informado, é parte do plano de expansão da rede fluminense para ter abrangência nacional.
Em um movimento de consolidação do varejo nacional de roupas, a Leader anunciou a semana passada que comprou a operação da rede Seller, a partir da qual a empresa fluminense avança com seu plano de expansão pelo estado de São Paulo. Só no interior paulista, a Seller controla 45 lojas. Os outros sete pontos que integram a rede, cinco estão localizados em cidades do Mato Grosso do Sul e dois, em Minas Gerais. Por sua vez, a Leader tem a rede de lojas fortemente concentrada no Rio de Janeiro, onde mantém mais da metade de suas 79 lojas, complementada por unidades em outros sete estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e, mais recentemente, Rio Grande do Norte.
Controlada pelo fundo de investimento BTG Pactual, desde o ano passado, a Leader foi fundada em 1951. Entre as 15 maiores redes de varejo de moda do Brasil, a companhia ocupa a nona posição com faturamento rondando em torno de R$ 1 bilhão em 2012, segundo apurou a série de especiais do GBLjeans, publicada em maio. A história da Seller é mais recente. Começou em Campinas em 1995, a partir de onde construiu a rede dividida em Seller Home (com artigos de cama, mesa e banho) e Seller Magazine. Atualmente, além das 52 lojas Magazine, conta com outras oito Home, totalizando 60 pontos.
Sobre a aquisição, a Leader informou em nota ao mercado “que fechou a aquisição da rede varejista Seller, no intuito de expandir sua atuação em âmbito nacional. Por estar presente em São Paulo, mercado ainda novo para a Leader, a Seller atende aos objetivos estratégicos do plano de crescimento da companhia”. Consultada, a Seller afirmou que não irá se pronunciar sobre a operação, nem mesmo para confirmar a venda.