Com Vans, Arezzo estreia em vestuário

Acordo de licenciamento anunciado esta semana passa a valer a partir de janeiro de 2020 e inclui compra de ativos por R$ 50 milhões.

A Arezzo&Co anunciou acordo esta semana pelo qual assume as operações da Vans no mercado brasileiro. A transação inclui toda a linha de produtos da marca que pertence à americana VF Corporation. É a primeira marca fora do portfólio próprio que a empresa brasileira assume. E representa um passo ainda maior em diversificação. Com a Vans, a Arezzo passa a atuar em novos segmentos de mercado – vestuário, infantil e masculino. Também com um novo perfil de consumidor – adeptos de esportes de ação, como skate e surf.

A transação envolve, ainda, a compra de ativos da Vans no Brasil por cerca de R$ 50 milhões, que serão pagos em cinco meses após o fechamento da operação. Em comunicado aos investidores, a Arezzo informou que, do total estimado, R$ 45 milhões correspondem a estoques, que estão armazenados no centro de distribuição da marca americana ou em trânsito. A outra parte representa ativos fixos, incluindo quatro lojas operadas pela Vans no Brasil. “O valor final será determinado de acordo com o volume final de Ativos Vans existentes na data do fechamento da operação”, ressalta as informações aos investidores.

A Arezzo assumirá os contratos com terceiros, gestão de fornecedores, logística, distribuição, franquias, e-commerce e expansão de lojas da Vans. E promete ampliar a composição de produção local nas linhas da marca americana, especialmente em calçados.

Aprovado pelas instâncias comuns a esse tipo de negociação, incluindo análise do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o acordo passado a valer a partir de 1º de janeiro de 2020, durante cinco anos. O prazo pode ser estendido por mais dois anos, dependendo de metas operacionais e financeiras.

EXPANSÃO EM VISTA

Atualmente, a Vans opera quatro outlets próprios, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Conta, ainda, com três lojas franqueadas, e-commerce e cerca de mil pontos de venda multimarcas. O faturamento da Vans no Brasil está estimado em R$ 180 milhões para 2019.

“A parceria com a VF é um passo decisivo para aprofundarmos nossa estratégia de transformação da companhia em uma plataforma de gestão de marcas”, declarou em comunicado ao mercado Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co. Para ele, o acordo com a Vans representa “uma nova vertente de crescimento”.

O portfólio da companhia inclui seis marcas próprias de calçados femininos e acessórios, como bolsas e cintos. Controla Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme. Juntas constituíam, ao final do primeiro semestre de 2019, uma rede de 696 lojas. Do total, 15 ficam no exterior, em cidades dos Estados Unidos – Nova York, Miami, Los Angeles e Texas. A receita líquida da holding brasileira no segundo trimestre de 2019 foi de R$ 393,5 milhões. O lucro líquido do período atingiu R$ 42,4 milhões.

Segundo a Arezzo, a rede de comercialização da Vans será ampliada no país, sobretudo por meio de franquias. “Sabemos como expandir uma marca por meio desse canal (franchising) e vamos aplicar tudo o que aprendemos a respeito no crescimento da Vans”, ressaltou Birman em nota à imprensa. O comunicado acrescenta que o e-commerce será outra frente de expansão das vendas. Segundo a empresa, o comércio eletrônico representa pouco no faturamento atual da Vans no Brasil. Na Arezzo, as vendas online representam 10% da receita.