Dias de frio animam previsões de venda

Dias de frio animam previsões de venda

Queda de temperatura registrada nas regiões sudeste e sul estimula os consumidores a comprar roupas de inverno, prevê ABVTex.

De cada dez brasileiros, sete pretendem reforçar os itens de inverno deste ano, comprando jaquetas, casacos, botas, acessórios e roupas de cama (cobertores, mantas e edredons) para enfrentar os dias de frio. Os consumidores foram ouvidos em pesquisa do Iemi, citada pela ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne os grandes varejistas de moda. “As temperaturas mais baixas que atingem principalmente as regiões sul e sudeste do país aumentam a atratividade dos produtos, especialmente em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados”, declarou Edmundo Lima, diretor executivo da entidade, em nota distribuída à imprensa.

De acordo com ele, as vendas do Dia das Mães já haviam sido impactadas positivamente por este fator. Ao GBLjeans, a ABVTex informa que enquete realizada entre os associados, mostra que 80% dos varejistas consideraram as vendas do Dia das Mães deste ano melhores até que as registradas no mesmo período de 2019. Outros 20% avaliaram o resultado como igual ou pior no comparativo.

“No e-commerce o desempenho foi ainda melhor, sendo 89% dos respondentes com resultados melhores e 11% resultado igual ou pior em relação ao mesmo evento de 2019”, acrescentou a entidade.

GASTO MÉDIO DE R$300 NA ESTAÇÃO

Além dos dias de frio, a ABVTex pondera que as vendas das coleções de outono/inverno podem aumentar devido à demanda represada, por conta do fechamento do comércio físico até meados de abril, como medida para conter o avanço da pandemia de covid-19 no Brasil.

No comunicado à imprensa, a entidade explica que a pesquisa do Iemi mediu a aderência e a intenção de compra de produtos de vestuário de inverno. Do total, 73% pensam em comprar itens da coleção outono/inverno, com gasto médio projetado em R$288,97 cada um.

O Iemi ouviu 1,2 mil consumidores com mais de 18 anos de todas as regiões do país. Dos que pretendem comprar roupas de inverno:

:: 78% são da classe B
:: 78% têm 35 e 44 anos
:: 81% que residem na região sul declaram intenção de compra.
:: 77% que residem na região sudeste declaram intenção de compra.

A ABVTex destaca que o trimestre junho, julho e agosto representa parcela considerável das vendas dos artigos de inverno. “O segundo semestre é um período importante para o varejo nacional, quando se concentram as maiores vendas em função do Dia dos Pais, da coleção de Verão, Dia das Crianças e Natal”, ressalta a associação.

PREVISÕES DE TEMPERATURA

As agências de previsão do clima apontam que, se maio teve dias de frio, junho será ainda mais gelado. Nesta próxima semana, as temperaturas caem sobretudo nos estados do sul do país. Por lá estão previstas, inclusive, geadas e temperaturas baixo dos 3ºC.

Na região sudeste, o frio intenso vai alternar com dias mais quentes e outros marcados por grande amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia).