A primeira rodada de lançamentos de 2021

A primeira rodada de lançamentos de 2021

Têxteis apresentaram coleções enxutas para atender o momento sem euforia do mercado.

Para apresentar a primeira rodada de lançamentos de 2021, as indústrias têxteis de denim e sarja desenvolveram coleções enxutas. A intenção foi conseguir apresentar produtos assertivos de forma a atender o momento sem euforia do mercado, afetado pelo agravamento da pandemia de covid-19 no país desde o final do ano passado e vacinação lenta.

O GBLjeans reuniu as novidades anunciadas pelas empresas durante essa semana. O evento de lançamento teve apresentação com abertura ao público de segunda a sexta, complementado por palestras online.

Cinco delas concentraram as atividades no espaço Denim City São Paulo, localizado no Brás, onde abriram showroom: Vicunha, Santista, Canatiba, Capricórnio, Nicoletti e Covolan. A Cedro fez o lançamento do denim com elastano Adaptiv no showroom próprio, também no Brás.

VICUNHA DESTACA O LANÇAMENTO DO RITZ

Na primeira rodada de lançamentos de 2021, a Vicunha reforçou o portfólio com nove produtos, seis deles de denim e três de denim colour (sarja ou brim).

Entre os novos artigos destacou o Ritz desenvolvido envolvendo uso do fio Lycra DualFx e tecnologia própria. O resultado é de uma base com “alto potencial de stretch, baixo encolhimento, baixa compressão e toque macio”, ressaltou a empresa no material usado na apresentação online.

O lançamento incluiu dois artigos de denim malha – Nayara e Helena. Ambos contam com alongamento multidirecional, ou seja, esticam tanto no sentido da largura, quanto do comprimento.

A Vicunha anunciou ainda novas versões para artigos consagrados. Uma do Sandy e duas do Trentino, que trazem na composição algodão reciclado.

SANTISTA LANÇA DEZ ARTIGOS

A primeira rodada de lançamentos de 2021

Um dos destaques da coleção do inverno 2022 da Santista é a tecnologia Stick Power aplicada a dois artigos produzidos com fio Lycra “mais grosso”. A ideia é de tecido com alto power. Lançou o Push Up de 10,4oz, que atinge 75% de elasticidade na construção cetim, e o Gummy de 9,8oz e stretch de 60%.

Ainda com Lycra Beauty, a empresa incluiu o Amy Triblend e o Amy Galaxy Triblend, também destinados a peças que modelam o corpo, “com conforto”, acrescenta o fabricante.

Para o inverno 2022, entre outros lançamentos, a Santista desenvolveu três produtos para a linha UpCycle, que usa algodão reciclado na composição. Para impulsionar, exibiu coleção criada pelo estilista João Foltran, da House of Blog, com o UpCycle Concept.

CANATIBA OBTÉM CERTIFICAÇÃO OEKO-TEX

Anúncio foi feito junto com a primeira rodada de lançamentos de 2021. A certificação Oeko-Tex Standard 100 (classe II) foi obtida em maio, depois de um projeto de quase um ano que envolveu adequação de processos e treinamento de pessoal, disse o fabricante ao GBLjeans.

Conforme a empresa a certificação da Canatiba abrange “tecidos tingidos em 100% algodão, liocel ou viscose; as misturas com poliéster, linho, elastano, elastomultiéster; e as bases denim com acabamentos, inclusive aqueles com repelência à água e com produtos biologicamente ativos, como os antivirais”.

“Ao lado dos selos BCI (Better Cotton Iniciative), ZDHC (Zero Descarte de Produtos Químicos Perigosos), Higg Index (Avaliação de Desempenho Ambiental) e Éko Dye (Tingimentos Ecológicos), a Oeko-Tex Standard 100 é mais uma demonstração do compromisso histórico da empresa em busca da sustentabilidade e das melhores práticas ambientais e sociais”, afirmou a Canatiba em comunicado distribuído à imprensa.

No mesmo anúncio, a empresa comunicou que transferiu o showroom que mantinha no Mega Polo Moda, no Brás, para o espaço DCSP.

Para o Canatiba Printing, serviço de impressão digital, criou três grupos de desenhos para a temporada: Direto das Séries; Jardim do Éden; e Abstratos e Orgânicos.

Dentro da linha Tecno Comfort aponta o lançamento da tecnologia UniCore para acompanhar o aumento da demanda por denim 100% algodão. Combina fio encapado com componente bicomposto (algodão e poliéster) e stretch baixo. Apesar de rígido, mantém a forma o dia inteiro, afirmou Ivna Barreto, gerente de marketing da Canatiba em sua apresentação na grade do DCSP.

O primeiro tecido com a tecnologia foi batizado de Navona UniCore. Base de 8,5oz, com 86% de algodão, 14% de poliéster e 20% de stretch.

Para os elastizados, a Canatiba apostou em texturas, como uma família de cinco tecidos trincados, com tingimento Bleach Core, que mantém o núcleo do fio alvejado.

Com Lycra DualFx lançou o Lupin Black Duo Core e o New Adele. Da mesma forma aumentou o portfólio de artigos Éko, produzidos através de processos ecologicamente responsáveis e que têm na sua composição um mix fibras sustentáveis, recicladas e certificadas. Também reforçou os coloridos.

CAPRICÓRNIO ANUNCIA QUE TERÁ RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Depois de assinar o Pacto Global da ONU, pela Rede Brasil, até o final do ano a Capricórnio afirma que lançará o seu primeiro relatório de sustentabilidade.

Como parte desse movimento, o fabricante anunciou em apresentação no DCSP que criou uma sexta linha de produtos, a Eco Denim, com desenvolvimento voltado para a circularidade, produzidos com “processos sustentáveis e fibras ecológicas”.

PARCERIA DA LYCRA COM COVOLAN E NICOLETTI

Conforme o fabricante de fio, desenvolveu com a Nicoletti tecnologia de tecido que reúne a poliamida Sensil, da Nilit, com o fio Lycra Lasting Fit. Descreve as bases como de “alta durabilidade, soft stretch, secagem rápida, toque sedoso e gelado”. São dois artigos na nova coleção: Nikola e Percy.

Por sua vez, a Covolan lançou os primeiros produtos com o fio Lycra EcoMade, o elastano que usa na produção 20% de materiais reciclados pré-consumo.