A quantidade de empreendimentos abertos no Brasil caiu em relação aos últimos quatro anos, mas, a associação que representa o segmento estima mais 47 em 2016.
Até dezembro, deverão ser abertos 18 shopping centers em cidades brasileiras, sendo que faltam sete para alcançar a meta. A média de inauguração em 2015 está bem abaixo do que o país mostrou nos quatro últimos anos. Só em 2014, por exemplo, foram 25 novos empreendimentos e antes disso, em 2013, 38 foram abertos, de acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Mas, o levantamento da entidade prevê expansão em ritmo mais acelerado em 2016, com projeção para 47 novos centros comerciais, boa parte deles instalada em cidades que receberão pela primeira vez esse tipo de comércio.
Dos sete previstos para abrirem as portas entre final de outubro e novembro, pela ordem, começam por Shopping Várzea Grande (MT), Paulista Nort Way (PE), Outlet Premium Rio de Janeiro (RJ), Partage Shopping Rio Grande (RS), Shopping Cajazeiras (Salvador, BA), Bossa Nova Mall (Rio de Janeiro), Shopping Boulevard Camaçari (BA). Dessa forma, o ano fecharia com 538 shopping centers em operação. Com esse reforço, a expectativa é o setor faturar 8,5% a mais sobre os R$ 142,3 bilhões registrados em 2014, avalia a Abrasce.
No ano passado, operavam no Brasil 520 grandes centros comerciais de varejo, reunindo em torno de 95 mil lojas. O trânsito pelos corredores desses empreendimentos alcançou a média de 431 milhões de pessoas por mês, aumento de 3,8% sobre a média de 2013.