Franquias de vestuário crescem 6,9%

Em 2015, mesmo com desempenho abaixo da média do setor que faturou 8,3% mais que no ano anterior, segmento volta a figurar em 8º lugar, de 11 analisados.

As franquias de vestuário cresceram mais que em 2014. Em faturamento, o segmento registra aumento de 6,9%, para alcançar R$ 10,32 bilhões em 2015, que correspondem a 7,4% do total obtido pelo setor de franchising no Brasil, no período. Ainda que abaixo dos 8,3% de crescimento do mercado como um todo, com esse desempenho, a área de roupas voltou a ocupar a 8ª posição entre os 11 segmentos analisados. Em 2014, com crescimento de 3%, o segmento caíra duas posições, para ficar em 10º lugar.

Em número de lojas de franquia de roupa, o Brasil passou de 2.942 lojas, em 2014, para 3.073 unidades, em 2015. Em comparação a 2014, representou expansão de 8%, abaixo dos 10,1% do mercado em geral. O Brasil encerrou o ano passado com 3.073 redes franqueadoras (aumento de 4,5%) e 138.343 lojas, mostram os resultados do balanço anual divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

De acordo com o relatório divulgado, o país registrou expansão de presença no exterior, com 134 redes operando fora do país, das quais 110 através de lojas e 24 atuando como exportadoras. Em 2014, eram 106 marcas. Estados Unidos são o principal destino, com 37 redes brasileiras em operação; Paraguai aparece em segundo lugar, com 25 redes; e Portugal em terceiro, com 21. Das 24 redes exportadoras, dez são de vestuário, informa a ABF.

O mercado como um todo faturou R$ 139,59 bilhões, em 2015. As projeções da entidade para 2016 apontam que o faturamento do setor deva crescer entre 6% e 8%; o número de unidades aumentar de 8% a 10%; e a quantidade de marcas franqueadas subir de 4% a 6%.