Em 2021, estima aplicar R$131 milhões, o maior desembolso já realizado pela empresa em seus 140 anos, que inclui expansão e tecnologia.

A publicação do balanço financeiro de 2020 veio acompanhada do anúncio de que a Cia Hering prepara investimento recorde em 2021. Aplicados os R$130 milhões previstos, o valor será o maior desembolso já realizado pela empresa em seus 140 anos, destacou o relatório que acompanha os resultados. Está estimada a
abertura de cem lojas no ano, entre pontos novos e conversões de multimarcas para franquias.De alcance amplo, o aporte inclui a operação de novas linhas e categorias de produtos, como a estreia da Hering no varejo brasileiro de moda íntima e produtos com atributos de sustentabilidade. Só para transformação digital serão destinados R$84 milhões.
A jornada de desembolso passa pelo uso intensivo de tecnologia digital, como captura e análise de dados, aumento da eficiência de sourcing e logística, gestão de ciclo de vida dos produtos, acrescenta o relatório.
Entre os projetos que a Hering prepara está o de revisar a matriz de sourcing da empresa. A intenção é “modernizar nosso processo produtivo para consolidar uma cadeia ágil e integrada com uso ampliado de dados e tecnologia sendo cada vez mais diretivo nas recomendações, eficiente nas alocações e abastecimento das lojas, reduzindo time-to-market dos lançamentos e mantendo boa disponibilidade de produtos nos canais”, descreve.
Para todas essas mudanças, os recursos envolvem a reestruturação da arquitetura de sistemas e dados, desenvolvimento de infraestrutura, plataformas digitais e estratégia de inovação, modernização do parque industrial e logístico, além de melhorias na experiência de loja.
RESULTADOS
A receita líquida de 2020 da Cia Hering registrou R$1,07 bilhão, 30,7% a menos do que o obtido em 2019. Queda explicada basicamente pelos efeitos da covid-19 sobre o varejo considerado não-essencial. O e-commerce contribuiu com R$181 milhões.
A empresa fechou o ano com lucro líquido de R$342,96 milhões, crescimento de praticamente 60% (59,7%) em relação a 2019. Os ganhos resultam sobretudo da entrada em caixa de créditos obtidos pelo ganho de ação judicial relativa a cálculos de Pis e Cofins no primeiro semestre.
“Conseguimos encerrar o ano com uma triste queda de vendas. A retomada a partir de metade do ano foi paulatina”, afirmou Fábio Hering ao abrir a teleconferência com investidores.
O quarto trimestre viu a receita líquida recuar 0,5% na comparação com o mesmo período de 2019. Caiu para R$424,77 milhões.
Também registrou lucro líquido entre outubro e dezembro de R$55,62 milhões, que corresponde à queda de 12% sobre o último trimestre de 2019.
A companhia terminou 2020 com 778 lojas no total, sendo 20 no exterior. As 758 no Brasil equivalem a um reforço de 42 novas operações desde janeiro.