Com a Hering incorporada no balanço, a receita do grupo aumenta quase 50% sobre 2021
A forte aceleração de vendas experimentada pelo Grupo Soma no início do ano se alongou pelo trimestre seguinte. Com aumento de vendas a preço cheio no período combinado a ganho de eficiência operacional, o lucro líquido do Soma cresce 160% no primeiro semestre de 2022. Registra ganho de R$184,3 milhões, ante os R$70,4 milhões anotados em igual período de 2021.
No segundo trimestre, o lucro líquido do Soma mais que dobra sobre o mesmo período do ano passado e cresce para R$130,8 milhões.
A demonstração financeira publicada contempla os resultados da Hering. De forma que a receita líquida consolidada do primeiro semestre atinge R$2,2 bilhões, quase 50% a mais quando comparada aos primeiros seis meses de 2021.
O segundo trimestre contribui com receita líquida consolidada de R$1,2 bilhão, 40,2% maior que o segundo trimestre de 2021.
Todas as 12 marcas do portfólio do Grupo Soma cresceram entre janeiro e junho, como a companhia previra na conferência passada com investidores e analistas de mercado. Para o segundo semestre, a holding mantém previsão otimista em torno do desempenho das vendas.
Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, afirmou na apresentação de resultados do trimestre que ao longo do segundo semestre a companhia deverá entregar crescimento entre 25% e 30%. Toma por base para a estimativa o comportamento das vendas das coleções de verão e alto verão 2023.
Ele também comentou que atribui a expansão às vendas nas lojas físicas da rede e para o atacado. A receita do canal digital ficou estável em relação ao ano passado.
DESAFIOS
O maior interesse dos investidores girou em torno do processo de incorporação da Hering ao grupo. Para a companhia, um dos principais desafios tem sido adequar a longa cadeia de fornecimento da Hering no intuito de reduzir as rupturas de entrega para o varejo e o atacado, o que tem conseguido atingir gradualmente, disse a investidores.
Com 75% da produção feita internamente (em 2019 eram 83%), Jatahy revelou aos investidores a intenção de transferir a planta industrial, hoje concentrada em Goiás, para outras regiões do país.
Das 1.076 lojas da rede de varejo, 778 pertencem à bandeira Hering, que também conta com a maioria das 12 mil multimarcas que formam o canal de atacado do grupo. Além de Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm, o Soma é dono de Farm; Farm Global; Animale; Maria Filó; Foxton; Fábula; NV; Cris Barros; e Outlet Premium.