Marcas da Inbrands lucram 70% a mais

Holding que controla Ellus e mais outras oito grifes registra também aumento de praticamente 3% na receita líquida, sustentado pelas vendas de lojas próprias.

Se as compras de franquias e multimarcas caíram, reduzindo em 6,4% a receita do canal de atacado no primeiro trimestre do ano, a Inbrands viu o faturamento das lojas próprias de varejo aumentar, no período, contribuindo para a receita líquida atingir R$ 227,4 milhões, 2,9% a mais que igual período de 2014. Houve incremento de 69,6% no lucro da companhia, na mesma comparação entre trimestres, com os ganhos de janeiro a março de 2015 alcançando R$ 15,5 milhões, mostra o balanço para o mercado.

Sob o guarda-chuva da Inbrands operam nove marcas: Ellus e Second Flor; VR e VR Kids; Richards e Selaria; Salinas; Bobstore; Mandi; Alexandre Herchcovitch; e Tommy Hilfiger; além da Brands House, outlet que comercializa as sobras de coleção das outras oito marcas. A holding é dona, ainda, da Luminosidade, que organiza as semanas de moda de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o relatório da Inbrands, o recuo das vendas de atacado está associado a alguns fatores, sobretudo aos ajustes na composição da rede que continuaram ao longo do primeiro trimestre.

A base de franquias ficou menor, com algumas sendo incorporadas como loja própria e outras sendo substituídas pelo canal multimarcas. Mesmo identificando oportunidades de crescimento no canal de revendas para marcas como Richards, Bobstore e Salinas, os administradores avaliam que a expansão da rede será mais lenta diante do cenário de consumo retraído, afetando a disposição dos lojistas de investir. Se a rede contava com 348 lojas ao final de 2014, encerrou o primeiro trimestre com um ponto a menos, a despeito da abertura de seis unidades da Tommy Hilfiger, joint venture entre a Inbrands e o grupo PVH, dono da marca americana.

O relatório aos investidores cita, ainda, que parte dos bons resultados em relação ao mesmo período de 2014 foi alavancada pelos resultados do SPFW que, este ano, foi realizado em março, enquanto o do anterior, foi em abril. Também contribuiu o aumento registrado nas vendas realizadas pelo ecommerce, destaca o comunicado ao mercado.