Veja e Comme des Garçons inauguram primeiras lojas na América Latina enquanto Reinaldo Lourenço reabre ateliê.
São Paulo volta a atrair marcas de moda luxo que elegem a cidade para expansão na América Latina, com a Veja e a Comme des Garçons, que abrem suas primeiras operações próprias de varejo no continente. Na moda nacional de luxo, Reinaldo Lourenço reabre o ateliê com nova proposta, que envolve desenvolvimento sob medida.
PRIMEIRA LOJA DA VEJA NA AL

Marca franco-brasileira conhecida por sua produção sustentável de tênis, a Veja abre sua primeira loja na América Latina no dia 11 de junho, na rua Oscar Freire. O espaço de 600m² foi projetado pelo arquiteto Roberto Somlo e incorpora elementos da arquitetura modernista paulista com foco em transparência — tanto estética quanto conceitual.
Entre as novidades da loja está a estação para serviços de reparo e limpeza dos tênis da marca, estendendo ao Brasil o programa Limpar, Reparar e Coletar, já implementado em unidades da marca em outras cidades, informa comunicado de imprensa da marca. Como forma de celebrar o momento, a Veja lançou uma edição limitada do modelo V-90, batizada de ‘São Paulo Mon Amour’, com 471 pares — em alusão ao aniversário da cidade.
“O Brasil é o coração da nossa marca”, declarou no comunicado Leandro Miguel, diretor comercial da Veja para a América Latina. Os produtos da marca são fabricados no país com matérias-primas nacionais como algodão agroecológico, borracha amazônica e couro do sul do Brasil, além da operação industrial em Portugal.
Atualmente, a Veja opera com 9 lojas próprias de varejo, incluindo a primeira brasileira, além do canal de multimarcas. São três em Paris, duas em Nova York, uma em Madri, Londres, Berlim e São Paulo.
COMME DES GARÇONS ESTREIA FLAGSHIP

Dois dias depois da Veja, em 13 de junho, a Comme des Garçons é outra das marcas de moda de luxo que elegem São Paulo como núcleo da expansão na América Latina. A primeira loja da marca no continente foi aberta no Shopping Iguatemi. Tem 160m² e carrega a assinatura de Rei Kawakubo, fundadora e diretora criativa da marca, conhecida mundialmente por suas criações vanguardistas e identidade disruptiva.
Para a inauguração, a Comme des Garçons apresenta a coleção de primavera-verão, com peças femininas e masculinas das linhas Comme des Garçons, Homme Plus, CDG Shirt e CDG Play. Além disso, uma instalação da Comme des Garçons Homme Plus, concebida por Kawakubo, ficará em exibição próxima da loja até o início de julho.
Incluindo o Brasil, são 57 lojas próprias de varejo da marca.
EXPERIÊNCIA SOB MEDIDA

Com 40 anos de mercado, o estilista brasileiro de alta costura Reinaldo Lourenço reinaugurou o ateliê no bairro paulistano de Pinheiros, com foco exclusivo em peças sob medida, diz o comunicado de imprensa. De acordo com o informe, a reinauguração conta com o lançamento da coleção primavera-verão 2026 do estilista e atendimentos personalizados para criações únicas voltadas a ocasiões especiais. O projeto do ateliê é da arquiteta Nórea De Vitto.
fotos: divulgação (Flávio Teperman/CDG e Estúdio Peso/Veja)