Marisa acelera para fechar lojas até junho

Marisa acelera para fechar 91 lojas até junho

A despeito do aumento de prejuízo, varejista vê sinais de bons resultados com a medida.

Marisa acelera para fechar 91 lojas até junho

Das 91 lojas previstas para fechar em 2023, a Marisa acelera a desativação no segundo trimestre. Entre abril e maio, a varejista de moda encerrou 54 pontos de venda, que somados às 14 unidades de dezembro a março, o número chega a 68 operações a menos. Até final de junho, a empresa prevê concluir o processo com outras 33 lojas deixando de funcionar, conforme a teleconferência para apresentar aos investidores os resultados do primeiro trimestre do ano.

Assim, ao final de março, a varejista contava com 330 lojas em operação. Concluída a fase de desativação, a rede ficará com 243 unidades, praticamente a metade das 416 que operava em 2016.

O enxugamento faz parte do Plano de Eficiência Operacional implementado para recuperar a saúde financeira da companhia. Na teleconferência com os investidores, a empresa destacou que os primeiros sinais de que o plano está funcionando aparecem no desempenho do primeiro trimestre de 2023, “ainda que tímidos”. Citou como exemplo o Ebtida Varejo Ajustado saiu de R$65,1 milhões negativos no primeiro trimestre de 2022 para R$ 36,1 milhões negativos no primeiro trimestre de 2023

“Os resultados da Companhia neste primeiro trimestre de 2023 mostram números positivos na operação de varejo, notadamente na receita e margem bruta, a despeito do cenário macroeconômico adverso com consumo retraído, importações ilegais sem a devida tributação, elevadas taxas de juros reais e restrições de capital de giro, realçando a resiliência e força da marca”, destaca o relatório que acompanha a divulgação do balanço financeiro.

Também reconheceu que a operação financeira foi afetada por altas taxas de inadimplência e de custo de funding.

PREJUÍZO NO TRIMESTRE

A Marisa registra prejuízo líquido no primeiro trimestre de 2023 de R$148,9 milhões, perda maior na comparação com igual período de 2022 (R$90,7 milhões).

Mesmo comercializando produtos de maior valor – em março a Marisa acelera a venda da coleção de inverno, a receita líquida cai 2,1%, quando comparada a igual trimestre de 2022, para R$570,3 milhões.