Marisa inicia sua transição energética

Marisa inicia sua transição energética em parceria com a Raízen

Varejista contratou a Raízen para fornecer energia de fontes alternativas para 35 lojas e 1 CD.

Marisa inicia sua transição energética em parceria com a Raízen

Como parte de sua estratégia de transição energética, a Marisa anunciou que firmou acordo com a concessionária Raízen para usar fontes alternativas de energia elétrica para 35 lojas de rua e um CD. Até abril, a varejista de moda contava com 163 lojas de rua, que representavam 47% da rede total. A meta da companhia é alcançar 75%, ou 122 lojas de ruas, abastecidas com energia elétrica originada de fontes alternativas, renováveis e limpas até o final de 2023.

“Nesta parceria com a Lojas Marisa, utilizamos como fonte de energia o sol, resíduos da cana-de-açúcar e outras fontes limpas, sendo que toda energia fornecida será certificada pelo I-REC Standard, garantindo sua origem limpa, renovável e que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética”, declarou Frederico Saliba, vice-presidente de energia e renováveis da Raízen, no comunicado que as duas empresas distribuíram à imprensa.

As 35 lojas que passam a ser abastecidas pela Raízen estão localizadas em seis estados (Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná) e no Distrito Federal, além de um dos centros de distribuição que a varejista mantém em Santa Catarina. Conforme a companhia, a transição energética da Marisa começou com cinco lojas de Minas Gerais “que já utilizam o sistema sustentável de energia”.

MUDANÇA NA MATRIZ ENERGÉTICA

“A Marisa vem avançando cada vez mais no uso de energia de fontes renováveis. Em 2021, 61% dos nossos espaços, como lojas, centros de distribuição e escritórios, passaram a ser abastecidos com energia limpa. Por isso estamos muito contentes com esta parceria com a Raízen, que é muito importante para a expansão dessa iniciativa e assinala o nosso compromisso com a redução do impacto ambiental”, declarou em comunicado Erika Petri, diretora de RH e sustentabilidade da varejista.

O fornecimento não implica a instalação de equipamentos nas lojas ou no CD. O acordo com a Raízen garante a origem limpa e renovável das fontes emissoras. No informe Saliba, da Raízen, explica que sob esse contrato as unidades da Marisa que adotaram a nova matriz energética receberão I-RECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável).

Com os I-RECs é possível rastrear e, assim, comprovar a origem da fonte de energia renovável.

foto: loja do Shopping D. Pedro, Campinas (divulgação)